Os fãs do Ford Focus tem duas notícias para digerir: uma boa e outra má. A boa é que a nova geração do hatch já surgiu na internet e está com a presença carimbada para o próximo Salão de Genebra, na Suíça. A ruim é que a fabricante já anunciou que o dia 6 de abril marcará o encerramento da produção da versão RS do Focus.

Para marcar o fim do hot hatch, a marca resolveu lançar uma versão especial limitada do modelo no Reino Unido, onde, segundo a companhia, está a maior concentração de fãs do carro. Batizada de Heritage Editions, a série terá apenas 50 unidades e faz alusão aos 50 anos do lançamento do Escort RS.

Pra deixar a versão bem distinta das outras, ela vem de fábrica na cor laranja com rodas pretas, combinando com os retrovisores e asa atrás, e pinças de freio cinzas. A cabine ainda conta com bancos Recaro e acabamento de couro e fibra de carbono. Mas a melhor parte mesmo são os 20 cv a mais (totalizando 370 cv do motor 2.3 Ecoboost) e o diferencial com deslizamento limitado, que havia estreado no carro ano passado.

Já em relação à nova geração do Focus que chega logo mais, a primeira foto vazada do carro apareceu no site húngaro Vezess.  Aparentemente, um leitor encontrou a locação da gravação do comercial do carro em Portugal.

A foto da lateral do carro revela que a versão flagrada pode ser uma mais esportiva, como a ST, pelas rodas diamantadas de 18” e para-choques mais robustos. O carro vai mudar bastante em relação ao atual. O capô parece estar mais longo e a curvatura da moldura das janelas acentuam o caimento da coluna C, dando aí um toque de hatch premium, tipo BMW, à traseira do Focus. A aparente assinatura de LED dos faróis no meio da peça lembra o martelo de Thor dos suecos da Volvo.