A nova geração do Ford tá dando o que falar na imprensa gringa. Depois que o modelo surgiu totalmente renovado e com uma nova plataforma, todo mundo já começou a especular como será o retorno das versões mais esportivas do hatch. Primeiro apareceram os rumores de que o próximo RS terá um sistema meio híbrido de 48V e que sua potência pode chegar perto dos 400 cv. Depois, veio o estúdo X-Tomi Design e já imaginou como será a cara da nova versão endiabrada do hatch.

Agora, a arte desse mesmo designer ilustra o que deve ser o Focus ST, um passo abaixo do RS na gama do hatch. Mas a notícia vem da revista Autocar, que, aparentemente, apurou que a versão receberia o mesmo motor 2.3 EcoBoost (turbo) da RS, mas com uma calibração perto dos 255 cv da geração anterior. O motivo seria a limitação da tração dianteira do carro, já que o benefício do sistema 4×4 é exclusivo do RS.

Pelo menos o Focus ST vai manter o câmbio manual de seis marchas, ainda de acordo com a revista, para manter a tradição mais raiz do modelo.