Produzido em São Bernardo do Campo, o Novo Mercedes-Benz Actros é um dos caminhões mais tecnológicos disponíveis no mercado nacional. A montadora alemã investiu bastante, foram realizados mais de 4 km rodados em testes. A gama de equipamentos é uma das maiores, incluindo até mesmo funções que ainda não chegaram nos carros da fabricante. 

Começando pelo conjunto mecânico, o novo Actros possui um motor seis cilindros em linha com 530 cv de potência a 1.600 rpm com torque de 265,1 kgfm. Para seguir as novas normas do Proconve L7 a Mercedes realizou algumas mudanças que proporcionaram uma redução de até 12% no consumo de combustível. 

O caminhão vem com um câmbio automático de 12 marchas com recurso PPC (Predictive Powertrain Control). O Sistema é responsável por monitorar a aceleração e frenagens. De acordo com a fabricante, o piloto automático preditivo pode permitir que o motorista vá de São Paulo (SP) a Cuiabá (MT) sem pisar no acelerador ou no freio, por exemplo.

 

Divulgação/Mercedes-Benz

Entre os equipamentos tecnológicos, o Actros tem um sistema parecido com o Audi e-tron. Os retrovisores são digitais MirrorCam que substituem os retrovisores convencionais por telas que ficam localizadas nas colunas de porta, oferecendo dois ângulos de referência para o motorista. Por curiosidade, essa função ainda não está disponível nos carros da Mercedes. 

Outros sistemas que o Actros possui são: Farol alto inteligente, ESP – Controle de estabilidade, assistência de fadiga, assistente de ponto cego, assistente de faixa de rolagem, assistente (ou controle) de proximidade, partida em rampa com nova função, freio de estacionamento eletrônico, EBS+ABS+ASR, sensor de chuva e iluminação, novos defletores de ar e freio motor de alta performace.

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O interior é totalmente diferente dos caminhões de antigamente. As funções manuais foram substituídas por botões, e o tacógrafo deu lugar a duas telas digitais no painel de velocímetro e também na central multimídia que pode conectar o smartphone à central multimídia pelos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Além de poder carregar o aparelho por indução.

Para o conforto e independência do motorista, há ar-condicionado que funciona com o caminhão desligado, além de ter uma geladeira e duas camas de beliche logo atrás dos bancos de motorista e passageiro que são em couro. Há sistema de ar-condicionado que funciona com o caminhão desligado, e uma geladeira escondida dentro da cabine.

O novo Mercedes-Benz Actros é o caminhão mais tecnológico do Brasil e parte dos R$ 800 mil, valendo a metade de um Classe G. Com tantos sistemas e funções,  frotistas e motoristas que comprarem o utilitário, irão receber treinamento gratuito de condução econômica e segurança.

Divulgação/Mercedes-Benz

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