A Mercedes-Benz lançou nesta semana, no Brasil, seu novo SUV de sete lugares. O GLB estreia em versão única batizada de Launch Edition, equipada com motor 1.3 turbo – desenvolvido em parceria com a Renault – e preço sugerido de R$ 299.900. É o mesmo valor que vinha sendo praticado na pré-venda, iniciada em setembro, e menor que o de um Toyota SW4 topo de linha, como comparação.

Com 4,62 metros de comprimento e 2,83 m de entre-eixos, o GLB utiliza a mesma plataforma dos irmãos Classe A e GLA. Seu propulsor a gasolina entrega 163 cv e 25,5 kgfm de torque, combinado com o câmbio de dupla embreagem de sete marchas. De acordo com o fabricante, o modelo vai de zero a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge velocidade máxima de 207 km/h.

Bem equipado e com um design mais quadradinho ao estilo do GLC, o novo Mercedes conta com quadro de instrumentos e central multimídia digitais, ambos de dez polegadas, rodas de liga leve AMG de 19”, ar-condicionado de duas zonas, carregamento de smartphone por indução, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, porta-malas com abertura por movimento, teto solar panorâmico e pneus run-flat. O porta-malas vai de 130 litros (na configuração de sete lugares), 500 l (cinco lugares) a 1.680 l (com as duas fileiras de bancos rebaixadas).