A quinta geração do SUV mais vendido do mundo começa a ser vendida no Brasil a partir do dia 13 de junho. Importado do Japão com motorização híbrida, o novo Toyota RAV4 será comercializado em duas versões, com preços de R$ 165.990 e R$ 179.990.

O motor a combustão é um 2.5 de quatro cilindros a gasolina de 178 cv e 22,5 kgfm. Com o auxílio de outros três elétricos que somam 120 cv e 20,6 kgfm, o SUV médio tem potência combinada de 222 cv. O câmbio é CVT e a tração 4×4 sob demanda, mas sem eixo cardã graças ao propulsor elétrico posicionado na traseira.

Rival de modelos como Jeep Compass, VW Tiguan e Chevrolet Equinox, o RAV4 2020 utiliza a plataforma TNGA, a mesma que será adotada para o novo Corolla nacional. A base moderna fez o SUV japonês crescer e ser ainda mais seguro. Prova disso foi vista nos testes de colisão do Latin NCAP, em que recebeu nota máxima de proteção para adultos e crianças.

Desde a versão de entrada, batizada de S Hybrid, o novo Toyota traz itens como sete airbags, ar-condicionado digital automático de duas zonas, bancos com ajuste elétrico e ventilação, chave presencial, faróis full led, partida por botão, rodas de liga leve de 18”, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, central multimídia com tela de 7” sensível ao toque, quadro de instrumentos com display TFT de 7”, freio de estacionamento eletrônico e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Na configuração topo de linha, SX Hybrid, o SUV recebe teto solar panorâmico, abertura e fechamento da tampa do porta-malas por sensor debaixo do para-choque traseiro, carregador de celulares por indução, aletas atrás do volante para trocas sequenciais de marcha e o pacote de segurança Safety Sense. Esse kit inclui sistema pré-colisão frontal, alerta de mudança de faixa com condução assistida, faróis altos automáticos e controle de cruzeiro adaptativo. A meta da Toyota é vender cinco mil unidades por ano.