A Volkswagen aproveitou sua tradicional apresentação de fim de ano, na Europa, para anunciar o presente de Natal do ano que vem! De acordo com a marca, a nova geração do Golf será lançada no segundo semestre de 2019. Ao que tudo indica, a revelação oficial será no Salão de Frankfurt, cenário mais do que propício, em setembro.

“O Golf é o modelo mais importante da marca há 40 anos e não só trará melhorias nos atributos adorados por seus proprietários como será totalmente conectado. Podemos dizer que ele abrirá as portas do mundo digital para a Volkswagen”, afirmou Jürgen Stackmann, membro da diretoria da Volks. “Tanto o Golf quanto o I.D. marcam o começo do nosso futuro e são alguns dos principais carros do ano que vem”, acrescentou.

A oitava geração do Golf, anunciada com o teaser abaixo, será feita sobre uma evolução da plataforma MQB, preparada para utilizar propulsão híbrida auxiliar ao motor a combustão, tal como a Mercedes já faz com os seus motores EQ Boost. Um conjunto híbrido de 48 volts faz uso de um alternador para abastecer os sistemas elétricos do veículo e também dar uma força extra ao propulsor principal em acelerações e retomadas.

Ainda não há informações sobre os motores a gasolina, mas é muito provável que as opções 1.0 TSI e 1.5 TSI (este último não disponibilizado no Brasil em função do 1.4 TSI oferecido aqui) sejam mantidas e aperfeiçoadas. Sem falar do 2.0 TSI para o icônico GTI. Resta torcer para que o hatch médio também venha para o Brasil, embora as vendas da linha atual não animem muito.