A Volkswagen apresentou no fim de abril, na Europa, a linha 2022 do Polo. O hatch reestilizado passa a adotar um visual à la Golf, traz mais tecnologias de segurança e conectividade e está nos planos do Brasil, claro. Confira a seguir cinco coisas que você precisa saber sobre o modelo.

1. Quando chega ao Brasil: a apresentação do Polo reestilizado no país pode ocorrer no fim deste ano, mas a chegada de fato às lojas está prevista apenas para o primeiro trimestre de 2022. Antes disso, teremos o lançamento de uma nova versão de entrada do carro, batizada de Polo Track, mas ainda com o design antigo.

2. Design: as alterações são sutis, mas perceptíveis. O novo Polo adota elementos de estilo da oitava geração do Golf, como a faixa de luz de led na grade e nas lanternas que se estendem para a tampa do porta-malas. Na Europa, faróis e lanternas de led passaram a ser item de série do modelo. Na cabine, destaque para o novo volante (igual do Nivus), novo desenho para os comandos do ar-condicionado e a central multimídia VW Play.

3. Tecnologias: todas as versões do Polo 2022 são equipadas de série com equipamentos de segurança como frenagem automática de emergência e lane assist, que move o volante para impedir que o motorista saia da faixa de rodagem. O hatch também oferece piloto automático adaptativo, que mantém a distância do Volks para o veículo da frente sem a necessidade do motorista acelerar ou frear.

4. Motorização: não devemos ter novidades neste quesito no Brasil. O Polo 2022 continuará sendo oferecido com motores flex: 1.0 de até 84 cv, 1.6 de até 117 cv, 1.0 TSI de até 128 cv e 1.4 TSI de 150 cv – este último exclusivo para a versão esportiva GTS. As opções de câmbio também serão as já conhecidas: manual de cinco marchas e automático de seis velocidades.

5. Polo R-Line: disponível para o mercado europeu, esta nova versão se diferencia pelo pacote visual mais esportivo, com para-choques redesenhados, rodas de liga leve de 16 polegadas, difusor pintado de preto e acabamento cromado para a saída de escapamento. Como opcional, há itens como teto panorâmico, rodas de 17”, engate para reboque, chave presencial e controle por voz, além de suspensão esportiva (que deixa a carroceria 1,5 cm mais baixa), seletor de modo de condução e bloqueio eletrônico do diferencial.