O primeiro ônibus elétrico da Mercedes-Benz desenvolvido no Brasil, está prestes a estrear nas ruas e rodovias pelo mundo. Apresentado em agosto do ano passado, o eO500U, como foi batizado, possui uma autonomia de 250 km e já teve mais de 100 unidades encomendadas antes mesmo da produção ser finalizada.

Através de um evento transmitido pela internet, a Daimler Buses, divisão de ônibus da Mercedes-Benz, confirmou o início das entregas após meses de sua apresentação. O eO500U será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo e também será exportado para países da América Latina, se tornando um dos responsáveis pelo avanço da eletrificação na região, o que se alinha com os planos da montadora alemã.

eO500U / Divulgação Mercedes-Benz

Todo o projeto do eO500U está sendo executado com apoio de engenheiros da Daimler, na Alemanha. Foi realizado um investimento de R$ 100 milhões pela fabricante em um programa de 2,4 bilhões para o período 2018-2022. O plano estratégico da divisão de Ônibus da Mercedes-Benz, tem como foco a Europa e a América Latina com uma meta global de vender veiculos movidos a bateria ou a células de hidrogênio, com zero emissões em todos os segmentos de mercado até 2030 e para a Europa até 2039.

De acordo com Till Oberwörder, responsável pela Daimler Buses “Como fabricante e líder mundial em ônibus, nossa ambição é clara: queremos combater as mudanças climáticas e nos tornar um elemento impulsionador para a transformação do transporte de passageiros. Dessa maneira passaremos a adotar planos de tecnologias de propulsão alternativas com o objetivo de fornecer ônibus neutros em CO2 para todos os segmentos e mercados mais importantes até o final desta década.” afirmou.

Para 2023, a Daimler prepara o lançamento do ônibus urbano Mercedes eCitaro elétrico, com autonomia de 280 km e também o eCitaro movido a célula de combustível. Novidades que surgem na Europa, onde a fabricante pretende que 100% dos ônibus urbanos sejam elétricos.

Ônibus elétrico articulado eCitaro / Divulgação Mercedes-Benz

Aqui no Brasil, o novo eO500U vai ser vendido com um modelo de negócio muito parecido com o que é adotado pela Volkswagen no caminhão elétrico e-Delivery. O novo ônibus da Mercedes-Benz vem com uma consultoria para o cliente que deseja transformar sua frota em veículos eletrificados, incluindo assistência técnica, fornecimento de carregadores e o financiamento.

E aí, gostou do novo eO500U? Deixe seu comentário compartilhe e também acompanhe a FullPower no Facebook Instagram para saber todas as novidades do mundo automotivo!