Por: Leonardo Figueira / Fotos: Divulgação

O supercharger é o sobrealimentador favorito dos amantes de muscle cars. Mas não são apenas os V8 americanos que aderem ao equipamento. Separamos nossos 10 carros favoritos que vem com esse sugador de ar original de fábrica. O seu favorito não está na lista? Coloque nos comentários e diga porque você gosta da caranga?

Dodge Challenger Hellcat

2015 Dodge Challenger SRT Hellcat
Não é a toa que o Hellcat é nosso muscle car moderno favorito. Com seu V8 Hemi 6.2 e um gigantesco compressor de 2,4 litros, o conjunto gera 717 cv a 6.000 rpm e 89,8 kgfm de torque a 4.000 rpm. Uma delícia para sair borrachando.

Lotus Exige S

lotus_exige_s_53
O pequeno inglês usa motor 3.5 V6 que vem original no Toyota Camry. Com a ajuda do compressor mecânico, o seis cilindros entrega 350 cv a 7.000 rpm e 40,8 kgfm de torque a 4.500 rpm.

Vauxhall VXR8 GTS

vauxhall_vxr8_gts_12
O coração do GTS é um V8 de 6,2 litros emprestado do Chevrolet Corvette que, com o compressor, desenvolve 576 cv e 75 kgfm de torque. O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e tem a velocidade máxima limitada a 250 km/h. Nada mal para o sucessor do mítico Lotus Carlton.

Corvette Z06


A nova geração do Chevy já conta com uma versão mais apimentada. Além do visual invocado, o Z06 vem equipado com V8 6.2 de 650 cv a 6.400 rpm e 89,9 kgfm de torque.

Lancia 037

lancia_rally_037_stradale_19
Criado para acabar com o Audi Quattro no WRC, o 037 utilizava motor 2.0 quatro cilindros e cabeçote 16V. A Lancia decidiu usar um compressor mecânico, gerando 205 cv na versão de rua e 255 cv no carro de rali. Em 1983, a Lancia levou a taça e o Audi Quattro foi o vice.

Jaguar F-Type Coupé R

jaguar_f-type_r_coupe_za-spec_4
A versão mais forte do britânico vem equipada com motor V8 5.0 de 550 cv a 6.500 rpm e 69,3  kgfm de torque. Fazendo o F-Type R chegar aos 100 km/h em 4,2 segundos com máxima de 300 km/h. A versão com tração traseira é a mais divertida, justo pelos burnouts… Confira o vídeo que fizemos com ele:

jaguar video

VW Corrado G60

volkswagen_corrado_g60_us-spec_1
Surgiu em 1988 com a missão de substituir o Scirocco. Com visual sóbrio e versões VR6, o carro conquistou fãs. A versão G60 veio com supercharger acoplado ao motor 1.8. Isso dava 160 cv e 22,9 kgfm de torque, fazendo 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e máxima de 225 km/h.

Catherham 620R

caterham_seven_620_r_12
O esportivo britânico com jeitão de monoposto faz sucesso em Track Days no mundo todo. A versão mais cabeçuda conta com motor Ford Duratec 2.0 que, unido a um compressor mecânico, entrega 314 cv a 7.700 rpm e 30,2 mkgf de torque a 7.350 rpm. Nada mal para um carro que pesa 500 kg e tem tração traseira.

Audi S4 (B8)

audi_s4_uk-spec_4
O visual pode até ser bem discreto, mas o S4 conta com motor V6 TFSI supercharger 3.0 de 329 cv. E, quando preparado, fica com um ronco maravilhoso.
Há diversos vídeos no YouTube. Como esse:

Ford Fiesta Supercharger

Ele é um dos nossos carros favoritos com compressor, mas é pela zueira. Com o inédito motor 1.0 Zetec Rocam Supercharger, o Fiesta tinha 95 cv (17 a menos que o Gol 1.0 16V Turbo). O Fiesta não teve boa aceitação do publico e acabou “micando”.