Peugeot realiza estreia oficial do novo hypercar 9X8 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC)

Data:

Compartilhe:

Nesta semana, a Peugeot apresentou oficialmente o seu novo hypercar para participar do campeonato mundial de Endurance. Batizado de 9X8, o modelo vem sendo desenvolvido a mais de um ano. A fabricante construiu o carro de corrida se baseando em cada teste realizado na pista. Conforme as evoluções foram aparecendo, o molde era alterado até que chegasse na versão final.

A montadora francesa possui longa história no automobilismo mundial e vai utilizar o hypercar como parte do desenvolvimento de eletrificação da marca. Depois dos programas realizados nos carros 905 (1990-1993, motorização V10 a gasolina) e 908 (2007-2011, motorização V12 a diesel HDI FAP) o novo 9X8 chega para iniciar uma nova fase da divisão Motorsport da Peugeot. 

Para Jean Marc Finot, Diretor de Stellantis Motorsport, essa é só uma primeira etapa que foi concluída: “Construir um time e um Hypercar LMH inteiramente baseado no know-how e na tecnologia do Team PEUGEOT TotalEnergies para participarmos do Campeonato Mundial de Endurance e das 24 horas de Le Mans. A corrida de Monza marca o começo de uma nova era no Endurance para a Peugeot Sport: nosso objetivo é lutar por vitórias e demonstrar a excelência da tecnologia eletrificada da Marca PEUGEOT”.

peugeotsport 9x8team 2205nz00262c2a1927f8ad 62d6f7498e09c
Divulgação: Stellantis/Peugeot

O 9X8 estreou neste mês com a equipe Team Peugeot TotalEnergies que colocou os dois exemplares  #93 e #94 no grid  das 6 Horas de Monza (Itália), corrida válida pelo calendário do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Cada modelo possui três pilotos e um engenheiro. Depois do primeiro teste oficial na Itália, a equipe dos Hypercars já está concentrando a sua preparação na corrida das 6 Horas de Fuji, que acontece no mês de setembro, no Japão.

O design do novo Hypercar chama a atenção, principalmente por não possuir um aerofólio traseiro com um tamanho generoso. Entretanto, a compensação fica pelos outros itens aerodinâmicos que rodeiam o carro, como a barbatana acima do cockpit. O estilo foge de um protótipo para se tornar realmente um carro de corrida com identidade própria. Debaixo do capô, são dois motores elétricos no eixo dianteiro que se somam ao motor híbrido V6 2,6l, bi turbo. A potência não foi divulgada.

peugeot 9x8 2205tc00462c2a182d54db 62d6f7aab61ae
Divulgação: Stellantis/Peugeot
Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Não é fake: Entenda por que a Citroën vende uma van com duas frentes

Ninguém sabe se ela está indo ou voltando, e...

“Carro voador” da Embraer aparece em estágio avançado de produção

A Eve Air Mobility, empresa do grupo Embraer, revelou...

VW T-Cross 2025 tem visual renovado e mais itens, sem alterar os preços

SUV mais vendido do Brasil, o Volkswagen T-Cross acaba...

Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos

País conhecido pelos ótimos vinhos e pelo delicioso bacalhau,...