spot_img

Peugeot realiza estreia oficial do novo hypercar 9X8 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC)

Data:

Compartilhe:

Nesta semana, a Peugeot apresentou oficialmente o seu novo hypercar para participar do campeonato mundial de Endurance. Batizado de 9X8, o modelo vem sendo desenvolvido a mais de um ano. A fabricante construiu o carro de corrida se baseando em cada teste realizado na pista. Conforme as evoluções foram aparecendo, o molde era alterado até que chegasse na versão final.

A montadora francesa possui longa história no automobilismo mundial e vai utilizar o hypercar como parte do desenvolvimento de eletrificação da marca. Depois dos programas realizados nos carros 905 (1990-1993, motorização V10 a gasolina) e 908 (2007-2011, motorização V12 a diesel HDI FAP) o novo 9X8 chega para iniciar uma nova fase da divisão Motorsport da Peugeot. 

Para Jean Marc Finot, Diretor de Stellantis Motorsport, essa é só uma primeira etapa que foi concluída: “Construir um time e um Hypercar LMH inteiramente baseado no know-how e na tecnologia do Team PEUGEOT TotalEnergies para participarmos do Campeonato Mundial de Endurance e das 24 horas de Le Mans. A corrida de Monza marca o começo de uma nova era no Endurance para a Peugeot Sport: nosso objetivo é lutar por vitórias e demonstrar a excelência da tecnologia eletrificada da Marca PEUGEOT”.

Divulgação: Stellantis/Peugeot

O 9X8 estreou neste mês com a equipe Team Peugeot TotalEnergies que colocou os dois exemplares  #93 e #94 no grid  das 6 Horas de Monza (Itália), corrida válida pelo calendário do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Cada modelo possui três pilotos e um engenheiro. Depois do primeiro teste oficial na Itália, a equipe dos Hypercars já está concentrando a sua preparação na corrida das 6 Horas de Fuji, que acontece no mês de setembro, no Japão.

O design do novo Hypercar chama a atenção, principalmente por não possuir um aerofólio traseiro com um tamanho generoso. Entretanto, a compensação fica pelos outros itens aerodinâmicos que rodeiam o carro, como a barbatana acima do cockpit. O estilo foge de um protótipo para se tornar realmente um carro de corrida com identidade própria. Debaixo do capô, são dois motores elétricos no eixo dianteiro que se somam ao motor híbrido V6 2,6l, bi turbo. A potência não foi divulgada.

Divulgação: Stellantis/Peugeot
spot_img

━ mais lidas da semana

Toyota mostra conceito Fj bruiser com motor da Nascar de 725 cv

Com o intuito de homenagear a picape FJ45 Land Cruiser de 1966, a Toyota revelou nas últimas semanas um conceito FJ Bruiser totalmente redesenhado...

Aprenda a cuidar e a recuperar os faróis do seu carro

Texto: Laner Azevedo / Fotos: Laner Azevedo e divulgação Em 1898, surgiu nos Estados Unidos o Columbia, o primeiro carro que podia ser equipado com...

Porsche panamera ganha nova geração que estreia no brasil em 2024

Depois de aparecer camuflado em vários teasers, o novo Porsche Panamera acaba de ser revelado. O modelo atual da fabricante alemã foi apresentado ao...

RAM RAMPAGE É LANÇADA NO BRASIL COM PREÇOS A PARTIR DE R$ R$ 239.990

Nesta terça-feira (20-06) a RAM apresentou a sua nova picape média para o mercado brasileiro. Batizada de Rampage, o lançamento mundial é o quinto...

Fórmula 1: Max Verstappen vence GP de Abu Dhabi e encerra a temporada 2023

A Fórmula 1 retomou as suas atividades neste final de semana com o Grande Prêmio de Abu Dhabi, a última corrida de 2023. Max...

Inscreva-se em nossa Newsletter