Le Mans em fúria – Realizada desde 1923, a prova 24 horas de le mans, na frança, revela números incríveis. em 1988, por exemplo, um wm-peugeot quebrou o recorde de velocidade de 405 km/h, na reta de Hunaudières. Em 2010, um audi r15 tdi rodou 5.410 km, com média de 225.228 km/h! Mas, nem todos os recordes foram comemorados.

Mercedes 300 SLR.

Sem dúvida essa foi a cena mais triste já registrada no automobilismo. Após tocar na traseira de um Austin-Healey, Pierre Levegh e seu Mercedes-Benz 300 SLR voaram para cima da plateia. Ele e mais de 80 espectadores perderam suas vidas, deixando outra centena de feridos em 1955. A Mercedes só voltou a correr em 89.

porradamercedes300slr


Descontrolado no porsche 917

Excesso de vontade de vencer e falta de responsabilidade levaram ao fim a vida do piloto John Woolfe, em 1969. No ímpeto de abocanhar o máximo de posições no início da prova, ele passou direto em uma curva, direto para o muro de proteção. Lançado para fora do carro, ele teve morte instantânea!

 

porrada01


Decolando de Toyota.

F458, Anthony Davidson e seu Toyota TS030 híbrido decolaram, batendo frontalmente em uma barreira de pneus. Por sorte, o piloto sofreu apenas ferimentos leves nas costas e logo retornou ao esporte.

 porrada02


O voo do mercedes clr.

Um voo na floresta! Assim foi o acidente de Peter Dumbreck, em 1999. Devido a problemas de aerodinâmica dos protótipos Mercedes-Benz CLR, Dumbreck decolou em uma reta e aterrissou fora da pista. Apesar do susto, nada aconteceu com o piloto, que ainda brincou com a equipe de resgate.

porrada03


Forçando a barra com um audi R18

Não fosse a barreira de pneus, com certeza diversos fotógrafos teriam se dado mal com o acidente de Allan McNish e seu Audi R18, em 2011. Após tocar com uma Ferrari F458 na curva, o piloto perdeu o controle e foi direto para a proteção, desintegrando seu carro — ele, no entanto, saiu ileso.

porrada04


Ferrari 458 Itália descontrolada.

Em junho desse ano, durante os treinos classificatórios da 90º 24 horas de Le Mans, eis que o piloto americano Tracy Krohn perdeu o controle (sozinho) de sua Ferrari 458 Itália e chocou-se na barreira de proteção. Devido às proporções do acidente, o piloto não pôde retornar à prova.

porrada05


Escorregando de Toyota B12/60.

Na prova de junho desse ano, quem também se deu mal foi o piloto Andrea Belicchi. Uma mancha de óleo na pista o tirou do traçado, mandando o Toyota Lola B12/60 de frente a um muro. Andrea conseguiu retornar aos boxes mas, apesar dos esforços, o carro não teve chances de continuar.

porrada06


Tragédia a bordo do Aston Martin

Segundo a organização das 24 Horas de Le Mans, Allan Simonsen é o 22º piloto a perder a vida na competição. Aos 34 anos, o dinamarquês, muito provavelmente, teve um problema com seu Aston Martin Vantage GTE e bateu violentamente no início da corrida. A tragédia ocorreu em 22/06/2013.

porrada07


Moendo a traseira do Audi R10
Em 2007, após colidir a traseira de seu Audi R10 V125.5 Biturbo, o alemão Mike Rockenfeller ainda tentou retornar para os boxes para um reparo. Mas, como a imagem mostra, apenas a roda traseira esquerda tracionava — a outra já havia até se soltado do eixo, tamanha a força do impacto.

porrada08


Voo duplo de Meca CLR

Duas vezes em uma única semana! Sim, Marc Webber voou por duas vezes com os CLR antes da prova de 1999 (uma durante os treinos e outra no warm-up). Apesar de o piloto não se ferir, a Mercedes-Benz decidiu se precaver e tirou seus carros da prova para rever suas aerodinâmicas.

porradamecaclr

Texto: Giuliano Gonçalves

Fotos: Divulgação/internet