O primeiro esportivo 100% elétrico da Porsche foi revelado por completo neste mês. Batizado de Taycan, o modelo de quatro portas será oferecido em duas versões, Turbo e Turbo S, e as vendas começarão no ano que vem, inclusive no Brasil – as entregas por aqui estão programadas para o segundo semestre. Os preços na Europa serão de 152.136 euros (R$ 690.470) e 185.456 euros (R$ 841.700).

Na versão Turbo, os dois motores elétricos de alto rendimento entregam 625 cv, mas com a ativação do Overboost a potência sobe para 680 cv e o torque é de consideráveis 86,6 kgfm. Na configuração Turbo S, os números saltam para 761 cv e espantosos 107,1 kgfm! E o desempenho? zero a 100 km/h em 3,2 segundos para o Taycan Turbo e 2s8 para o Taycan Turbo S. Ambos têm tração integral e atingem velocidade máxima de 260 km/h.

Posicionada abaixo do assoalho para garantir a melhor distribuição de peso possível para o Porsche elétrico, a bateria de íons de lítio tem capacidade de 93,4 kWh e usa um sistema de 800V para carregamento, que possibilita a recarga de 5% a 80% em 22,5 minutos ou uma carga suficiente para rodar 100 km em apenas cinco minutos. Em tomada convencional, são necessárias de seis  a oito horas para chegar aos 100%. A autonomia da versão Turbo é de 450 quilômetros, enquanto a Turbo S tem alcance de 412 km.

Na aparência, por dentro e por fora, o Taycan segue as linhas da atual gama Porsche, com inspiração clara no Panamera. O sistema de suspensão, aliás, foi herdado do Panamera, incluindo a configuração pneumática de três câmaras com quatro níveis de rigidez.

Os freios também merecem destaque. Na versão S, os dianteiros contam com dez pinças de bombeamento e 420 mm de diâmetro. Já os traseiros dispõem de quatro pinças e discos de 410 mm. Um conjunto de respeito para parar um esportivo que atinge 200 km/h em 9,8 segundos.