Primeira moto aquática elétrica do mundo, Orca estreia no Brasil

Data:

Compartilhe:

Maior fabricante de barcos do Brasil, a Ventura Marine passa a aceitar a partir desta quarta-feira (31) pedidos de compra pela Orca, a primeira moto aquática totalmente elétrica do mundo, produzida pela fabricante canadense Taiga Motors Corporation. O veículo indicado para uso recreativo está à venda por R$ 149.900.

Para Rodrigo Arrambide, diretor de Estratégia Comercial e Operações da Taiga, o mercado brasileiro é uma parte importante no momento de expansão da empresa. “A Taiga continua expandindo estrategicamente seus negócios globais, e o Brasil, sendo um dos mercados marítimos de mais rápido crescimento na América do Sul, faz todo o sentido”, disse.

Taiga Orca
Orca da Taiga Motors está à venda no Brasil por R$ 149.900 (Divulgação)

Vender a Orca no Brasil também vai ajudar a Taiga a manter seu negócio ativo durante o ano todo e compensar os momentos de baixa temporada no mercado náutico da América do Norte. “Essa expansão na América do Sul também nos permitirá compensar a sazonalidade da América do Norte e garantir ainda mais a nossa linha de motos aquáticas Orca como um negócio para o ano todo”, explicou Arrambide.

Neste ano, a empresa canadense pretende trazer 400 unidades da Orca para comercialização no Brasil. A Ventura Marine também será o parceiro representante da Taiga nas vendas da moto aquática elétrica nos mercados da Argentina, Chile e Paraguai.

Taiga Orca
Moto aquática da Taiga pode transportar duas pessoas (Divulgação)

Orca elétrica desliza na água a 100 km/h

Lançado na América do Norte em 2022, a Orca é um dos primeiros veículos com motorização de zero emissão no mundo náutico. O modelo disponível no mercado brasileiro é a versão Performance, com motor elétrico de 120 kW e 17,3 kgfm de torque. De acordo com o fabricante, esse sistema de motorização elétrica fornece um desempenho equivalente ao de uma moto aquática com motor a gasolina de 230 hp.

Com esse motorzão, a moto aquática importada do Canadá pode deslizar pela água a velocidade máxima de 100 km/h. O fabricante destaca ainda que o modelo proporciona “arrancadas vigorosas”, por conta das características do motor elétrico que dispõe de todo o seu torque no momento em que é ligado. Outro ponto interessante no veículo é seu baixo centro de gravidade, devido ao posicionamento das baterias abaixo da linha d’água, que garante maior estabilidade na condução.

“Coração” da Orca, a bateria de íon de lítio é totalmente selada para funcionar com segurança em todo tipo de ambiente aquático, inclusive na água salgada e sob fortes vibrações. A Taiga diz que o conjunto fornece energia para até duas horas de pilotagem. Quanto ao carregamento, ele pode feito em qualquer tomada, com sistema de carregamento Tipo 2, em 3h30. Outra opção é adquirir o carregador rápido da marca canadense que recupera 80% da carga em menos de 40 minutos.

Taiga Orca
Baterias de íon de lítio rendem até duas horas de condução na Orca (Divulgação)

“Estamos entusiasmados por oferecer aos nossos clientes uma maneira mais sustentável de recreação aquática, com um produto que traz a nulidade de emissões de poluentes como uma de suas principais virtudes, mas não a única: a Orca é extremamente rápida e dinamicamente privilegiada na dirigibilidade. Aposto que vai rapidamente conquistar muitos fãs”, contou André Motta, coproprietário da Ventura Marine.

Taiga Motors desembarca no Brasil

Ainda desconhecida no Brasil, a Taiga Motors é uma empresa com os produtos certos no momento ideal. Toda linha da empresa, composta por veículos aquáticos e modelos terrestres off-road, são impulsionados por sistemas de motorização elétrica. Além da moto aquática Orca, outro produto da empresa é o Nomad, um snowmobile (moto de neve) – que por sinal foi o primeiro do mundo com motor elétrico.

Taiga Orca
Modelo vem com painel digital com recursos de conexão com smartphone (Divulgação)

Com uma gama de veículos tão diferentes e alinhados as tendências de sustentabilidade, a Taiga já coleciona alguns prêmios importantes. No ano passado, por exemplo, a marca venceu o prêmio Fast Company 2022 World Changing Ideas Award e o Best of What’s New Award, da revista Popular Science. A Orca, por sua vez, foi considerada uma das 200 melhores invenções de 2022 pela TIME Magazine.

Com a colaboração de Eduardo Bernasconi.

Nota do editor: nunca é demais lembrar que o termo “Jet Ski” é na verdade o nome da moto aquática da Kawasaki, que foi a primeira fabricante a lançar no mercado um veículo náutico desse tipo. 

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Camburão elétrico: Tesla Cybertruck se veste para combater o crime

As forças de segurança pública dos Estados Unidos têm...

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

BMW X5 será o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil

O Brasil está prestes a receber seu primeiro veículo...

Honda CBR 650F no dino: o ronco é bonito, mas ela poderia ser mais forte!

Comportada, a Honda CBR650 F tem um belo acabamento,...