Próxima geração do Volkswagen Golf GTI terá motor elétrico

Data:

Compartilhe:

Os ativistas ambientais agradecem, mas o gearheads podem lamentar. A próxima geração do Volkswagen Golf GTI vai dispensar o motor a gasolina e passará a ser carro esportivo totalmente elétrico. A notícia foi confirmada nesta semana por Andreas Mindt, o chefe da área de design da fabricante alemã, pelo Instagram. Ele ainda contou que o modelo será lançado em 2026.

“O Golf GTI foi apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Frankfurt de 1975 com uma produção de 5.000 unidades. Até o momento, vendemos mais de 2,8 milhões. Em 2026, apresentaremos uma versão elétrica deste modelo icônico”, escreveu Mindt na rede social.

A postagem do designer alemão apresenta o esboço de dois carros. O modelo do lado esquerdo é a primeira geração do Volkswagen Golf GTI, enquanto o da direita parece ser um rascunho do conceito ID.GTI, revelado em setembro deste ano no evento IAA Mobility, na Alemanha.

O conceito esportivo da série ID foi a primeira amostra da Volkswagen do rótulo GTI associado a um carro com motorização elétrica. Na época de sua apresentação, a fabricante anunciou que o veículo era baseado na plataforma MEB, de tração elétrica modular. O post de Mindt, no entanto, indica que o veículo deve manter o nome Golf.

Se assim for, o veículo com lançamento programado para 2026 será a nona geração do Volkswagen Golf GTI, mantendo a tradição e longevidade do carro esportivo alemão.

ID.GTI: carro conceito antecipou as linhas da próxima geração do Volkswagen Golf GTI
ID.GTI: carro conceito antecipou as linhas da próxima geração do Volkswagen Golf GTI (Divulgação)

Volkswagen Golf GTI, uma breve história

O Volkswagen Golf GTI é um dos carros mais emblemáticos da história automotiva. Lançado em 1976, ele foi o primeiro hatch esportivo compacto do mundo e ajudou a popularizar esse segmento.

A ideia do GTI surgiu de um grupo de engenheiros da Volkswagen que queriam criar um carro esportivo acessível e divertido de dirigir. Eles começaram a trabalhar em um projeto secreto, que foi batizado de “Sport Golf”.

Primeira geração do Volkswagen Golf GTI
A primeira geração do Volkswagen Golf GTI estreou na Europa em 1976 (Divulgação)

O Sport Golf foi equipado com um motor 1.6 de 110 cavalos de potência, suspensão esportiva e freios reforçados. Ele também tinha uma série de elementos estéticos que o diferenciavam dos outros modelos Golf, como rodas de liga leve, faixas decorativas e bancos esportivos.

O Golf GTI foi um sucesso imediato. Em seu primeiro ano de produção, foram vendidas mais de 50.000 unidades. Ele ajudou a VW a conquistar uma nova fatia do mercado e a estabelecer o Golf como um dos carros mais populares da Europa.

A versão esportiva continuou a ser produzida nas gerações seguintes do Golf. Cada nova série do carro trouxe melhorias no desempenho, no design e nos equipamentos. Em 2020, foi lançada a oitava geração do GTI, que é equipada com um motor 2.0 turbo de 245 cavalos de potência.

Volkswagen Golf GTI Mk8
Oitava geração do Golf GTI: hatch tem motor 2.0 turbo de 245 cv (Divulgação)

O GTI não é apenas um carro esportivo bem-sucedido. Ele também é um ícone cultural. O carro apareceu em filmes, séries de TV e videoclipes. Ele também é um objeto de desejo para colecionadores de todo o mundo.

A influência do GTI na indústria automotiva

O GTI teve uma influência significativa na indústria automotiva. Ele ajudou a popularizar o segmento de hatches esportivos compactos e inspirou outros fabricantes a lançar modelos semelhantes. Se não fosse pelo Golf, não haveria carros como Honda Civic Si, Renault Mégane RS, Focus Focus RS, entre tantos outros.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são...

Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil

Nova marca chinesa no Brasil, a Neta Auto divulgou...

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

O casamento entre as picapes Ram e os motores...

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana...