Ele deu as caras no Salão de Tóquio como Daihatsu Rocky, mas já foi descoberto com a roupagem Toyota. Batizado de Raize, o SUV compacto será a aposta da marca japonesa para rivalizar nomes como Jeep Renegade, Honda HR-V e Hyundai Creta. Além disso, ao que tudo indica, é este o utilitário-esportivo que o fabricante produzirá no Brasil em 2021.

Tomando o Rocky como base, o Toyota Raize deve pesar apenas 980 kg, medir 3,99 metros (comprimento equivalente ao do Ford EcoSport) e ter 2,52 m de entre-eixos. Feito sobre a plataforma encurtada e simplificada do Corolla, a DNGA, que pode ser trabalhada em diversos tamanhos, o SUV certamente será maior em nosso mercado. O que também pode aumentar com uma boa customização dos futuros compradores são as rodas de 17 polegadas.

Na Índia, o Raize terá motor 1.0 tricilíndrico turbo de 98 cv e câmbio CVT. Quando for fabricado no Brasil, o SUV deve adotar o propulsor 1.5 flex de 107 cv e 14,4 kgfm já utilizado por Etios e Yaris. A apresentação oficial do modelo está programada para o dia 5 de novembro, no Japão.