A picape mais potente do mundo mal entrou em pré-venda nos EUA e teve suas 702 unidades esgotadas em apenas três horas. O número de exemplares da nova Ram 1500 TRX Launch Edition se refere à potência do motor em hp, medida utilizada pelos norte-americanos. O preço da série de lançamento foi de US$ 92.010, equivalente a R$ 511.023 na conversão direta.

Rival da Ford F-150 Raptor, a Ram 1500 TRX Launch Edition é equipada com o motor 6.2 V8 Hemi da Fiat-Chrysler, na versão de 712 cv e 89,8 kgfm de torque. Combinado ao câmbio automático de oito marchas, garante ao modelo uma aceleração de 0 a 96 km/h (60 milhas por hora) em 4,5 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h.

Na série de lançamento, a Ram 1500 TRX se distingue pela pintura exclusiva cinza Anvil e por um emblema vermelho de alumínio escovado no console. A lista de equipamentos da Launch Edition inclui itens como head-up display, rodas especiais de 18 polegadas preparadas para usar beadlocks, áudio Harman Kardon com 19 alto-falantes e grafismos na carroceria.

Outros números de destaque da Ram TRX são as capacidades de imersão, de 81 cm, e de reboque, de 3.674 kg. A TRX é 20 cm mais larga quando comparada ao resto da linha da Ram 1500, e os extensores das caixas de roda ajudam a compensar um aumento de 15 cm na bitola. Normalmente, uma Ram 1500 tem roda de tala 8”, mas a equipe de design da TRX teve de acomodar uma roda de tala 9”.

A abertura do capô é responsável por 50% do ar que entra no motor V8 com compressor, enquanto os outros 50% entram pela grade. Neste caso, incluindo o próprio emblema Ram, que é vazado e maior que nas outras versões. Os elementos de design são complementados por detalhes secundários, como a cortina de ar funcional logo ao lado dos faróis, aliviando as zonas de alta pressão nos cantos dianteiros e permitindo que o ar passe pelos para-lamas. Os faróis de led com máscara negra e projetores bi-funcionais duplos são de série.

A produção da nova Ram 1500 TRX começará no início do quarto trimestre, na fábrica de Sterling Heights, no estado norte-americano de Michigan.