Red Bull está projetando e desenvolvendo um hipercarro com mais de 1.000 cv para uso nas ruas e pista

Data:

Compartilhe:

A Red Bull é uma marca conhecida no setor de bebidas, produz um dos energéticos mais famosos do mundo e ainda apoia diversos esportes em várias categorias. Uma delas, é a Fórmula 1, a marca dos touros é responsável por duas equipes, a Alpha Tauri e a RBR Racing com um dos carros mais rápidos do Grid. 

Com um histórico de sucesso na maior categoria do automobilismo mundial, a Red Bull quer ir além e se prepara para lançar um Hipercarro que irá rivalizar com Aston Martin Valkyrie e Mercedes-AMG One. O veículo foi batizado de RB17 e será de edição limitada em apenas 50 unidades custando entre 5 milhões de libras (cerca de R$ 31 milhões). 

O idealizador do RB17, Adrian Newey, que também criou o Aston Martin Valkyrie, comentou que o modelo será leve, pesando entre os 900 kg incluindo o peso do motorista. Além disso, o modelo terá suspensão ativa, com o foco principal para rodar na pista, mas espera-se que o veículo também seja legalizado para uso urbano, então a empresa pretende evitar um acerto de suspensão muito rígido. 

“Se você vai fazer um carro de corrida, você tem que pensar ‘ok, qual serão seus atributos? E o que decidimos é que teria um nível de desempenho da Fórmula 1, mas em algo que é relativamente confortável, relativamente fácil de acelerar e que você pode dirigir na velocidade em que você se sentir confortável, com o nível da Fórmula 1 como o limite da performance.” explicou Newey.

O projeto teve poucas informações divulgadas, mas o que já sabemos sobre o RB17 é que ele será feito em uma carroceria e estrutura de carbono, com teto fechado e espaço para duas pessoas. Os dados técnicos ainda não foram revelados, mas especula-se que seja equipado com um motor V8 biturbo híbrido de 1.250 cv de potência, acompanhado de um sistema de recuperação de energia (ERS), idêntico ao usado na F1. 

De acordo com Newey: “Estamos considerando como faremos. Como você sabe, agora temos nossa divisão interna Red Bull Powertrains, uma empresa nova. Ao mesmo tempo, podemos procurar por outros especialistas. Então ainda estamos neste processo.”

As primeiras entregas começam em 2025, mas a Red Bull só vai concluir a fabricação em meados de 2028, já que a produção máxima do hipercarro será de 15 unidades por ano. Os proprietários do hipercarro ainda terão alguns “brindes” ao adquirirem o veículo exclusivo. Entre eles: suporte da fábrica e manutenção, sob medida para cada cliente, programas de desenvolvimento de veículos e treinamento e experiências em circuitos, e um dos mais interessantes que é o relacionamento próximo com a equipe Red Bull Racing através de acesso aos simuladores.

93 aston martin valkyrie
Bryn Lennon/Getty Images
Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Camburão elétrico: Tesla Cybertruck se veste para combater o crime

As forças de segurança pública dos Estados Unidos têm...

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

Honda CBR 650F no dino: o ronco é bonito, mas ela poderia ser mais forte!

Comportada, a Honda CBR650 F tem um belo acabamento,...

BMW X5 será o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil

O Brasil está prestes a receber seu primeiro veículo...