A Yamaha do Brasil anunciou nesta semana a chegada da linha 2020 da YZF-R3, que estará disponível nas concessionárias na primeira semana de agosto. Com visual renovado e alterações técnicas, a esportiva de baixa cilindrada terá preço inicial de R$ 23.990, chegando a R$ 24.490 com a pintura especial Monster Energy MotoGP Edition, inspirada na M1 de Valentino Rossi no Mundial de Motovelocidade.

Rival da Kawasaki Ninja 400, a nova YZF-R3 traz novos faróis com luzes de posição de led, além de para-brisa e carenagem frontal remodelados, com direito a um duto de entrada de ar para o radiador bem destacado. O tanque de combustível também é novo, sendo agora 31,4 mm mais largo e mais baixo para melhorar a pilotagem.

Outra alteração encontrada na YZF-R3 está no guidão, mais baixo e mais fino. As mudanças, de acordo com a Yamaha, reduziram o arrasto aerodinâmico da motocicleta, que ganhou 8 km/h de velocidade máxima em relação a sua predecessora. No painel, destaque para o cluster 100% digital com shift light, que indica o momento ideal para ser feita a troca de marcha.

A motorização do modelo não foi alterada. Continua em cena o motor bicilíndrico de 321 cm³, 42 cv a 10.750 rpm e 3,02 kgfm a 9.000 rpm, atrelado ao câmbio de seis velocidades. A suspensão dianteira agora traz bengalas invertidas com curso de 130 mm e os freios continuam sendo a disco nas duas rodas, com ABS.