RIP R8: Audi encerrou produção do superesportivo

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Mais um ano em produção e o Audi R8 alcançaria a maioridade. A marca das quatro argolas recentemente encerrou as atividades na linha de montagem do superesportivo em Böllinger Höfe, na Alemanha, onde o modelo foi produzido nos últimos 17 anos.

O fim do R8 foi anunciado pela Audi no último trimestre de 2022, quando a montadora informou que o modelo do ano de 2023 seria a linha derradeira da série, limitada a 2.000 unidades, incluindo a edição de despedida R8 V10 GT RWD. Porém, a demanda pelo carro nesse período foi tão alta que a fabricante estendeu a produção por mais alguns meses.

Audi R8 Coupé V10 performance quattro
Adeus ao R8 e aos motores V10: Audi ainda não confirma se haverá um sucessor para o superesportivo (Divulgação)

O último exemplar do R8 produzido pela empresa alemã foi um modelo V10 Performance Quattro Edition Coupe, com a chamativa pintura amarela Vegas Yellow. Por ser um carro histórico, esse modelo em questão, de acordo com o Top Gear, será guardado na coleção Audi Tradition, que preserva a história da fabricante – não confundir com o museu da Audi em Ingolstadt.

Com o fim da linha do R8, a Audi também encerra a produção de automóveis com motores V10. A edição final do carro com esse motor entrega impressionantes 610 cv de potência, levando-o à velocidade máxima de 320 km/h.

Audi R8 Coupé V10 performance quattro
O R8 foi o primeiro carro superesportivo da Audi, lançado em 2007 (Divulgação)

A Audi ainda não deu pistas se haverá um sucessor para o R8. Caso isso ocorra, uma nova geração do superesportivo certamente deverá contar com motorização elétrica, uma vez que essa é uma das principais bandeiras da fabricante atualmente com a linha e-tron.

Audi R8 foi estrela de cinema

A história do Audi R8 teve início em 2003, com o ousado protótipo Audi Le Mans quattro Concept, apresentado no Salão de Frankfurt. Seu design visionário, inspirado no sucesso da montadora nas 24 Horas de Le Mans, prenunciava a chegada de um superesportivo de rua que redefiniria os limites do desempenho da fabricante.

Audi Le Mans quattro Concept
Conceito Audi Le Mans quattro Concept antecipou as linhas do R8 de produção (Divulgação)

Em 2004, o Audi RSQ, um carro-conceito futurista e protagonista do filme “Eu, Robô”, capturou a imaginação do público e serviu como um aperitivo para o que estava por vir. O R8 de produção, finalmente lançado em 2006 no Salão de Paris, converteu a fascinação em realidade. O lançamento do carro no mercado europeu ocorreu em 2007.

A primeira geração do R8 era impulsionada por um motor V8 4.2 FSI de 420 cv, derivado do Lamborghini Gallardo. Em 2008, a versão V10 5.2 FSI de 525 cv elevou o carro esportivo da Audi a outro patamar de desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3.9 segundos e velocidade máxima de 316 km/h. Nesse mesmo, o superesportivo também apareceu no primeiro filme do “Homem de Ferro”.

Audi RSQ
Inspirado no R8, o Audi RSQ apareceu no filme “Eu, Robô” estrelado por Will Smith (Divulgação)

Em 2013, o carro recebeu um facelift que aprimorou sua estética com faróis de LED e lanternas traseiras redesenhadas, além de aumentar a potência do V8 para 430 cv e do V10 para 560 cv. A introdução da versão Spyder conversível em 2009 expandiu ainda mais o apelo do carro, oferecendo a mesma performance com a emoção de dirigir ao ar livre.

A segunda geração do R8, lançada em 2015, representou um salto tecnológico significativo. Um chassi de alumínio e fibra de carbono reduziu o peso do veículo, enquanto a aerodinâmica aprimorada otimizou o desempenho em alta velocidade. O motor V10 5.2 FSI foi aprimorado para entregar 540 cv e 610 cv nas versões standard e Performance, respectivamente.

Audi R8
O R8 foi oferecido com opções de carroceria coupé e spyder (Divulgação)

O R8 de segunda geração incorporou tecnologias inovadoras como o cockpit virtual da Audi, que colocava todas as informações relevantes ao condutor em um display digital personalizável. A tração integral quattro, aprimorada com vetorização de torque, proporcionava agilidade e maior controle na condução em alta velocidade.

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