É uma classe em extinção, infelizmente, mas não dá pra negar que as poucas remanescentes são sedutoras e potentes. Que o diga a nova geração da Audi RS6 Avant, que acaba de ser revelada na Europa às vésperas de sua primeira aparição pública, programada para o Salão de Frankfurt (Alemanha), no próximo mês.

A quarta geração da perua alemã consegue ser ainda mais irada que sua antecessora, graças às linhas agressivas da carroceria e detalhes bem esculpidos como o difusor traseiro, as grandes entradas de ar no para-choque dianteiro e as novas rodas de 22 polegadas. Por dentro, a station wagon ganhou um painel igual ao do SUV Q8, mas com algumas modificações exclusivas, como o volante de base reta, os grafismos do cluster digital e a inscrição quattro na cor vermelha.

Motor de Lamborghini? Pois é! O novo Audi RS6 Avant conta com o mesmo 4.0 V8 biturbo de 600 cv e 81,6 kgfm de torque que equipa o Urus. Com tração integral e câmbio automático de oito marchas, a perua chega aos 100 km/h em 3,6 segundos e atinge velocidade máxima de 305 km/h.

Além do propulsor, o RS6 Avant herdou do Urus os freios de carbono-cerâmica. O modelo passa a contar também com suspensão pneumática adaptativa como item de série. Em velocidades acima de 120 km/h, a perua (que já é 20 milímetros mais baixa que a A6 Avant) rebaixa dez milímetros.

Os preços do lançamento ainda não foram revelados. As vendas estão programadas para o fim do ano na Europa e nos Estados Unidos, com as primeiras unidades sendo entregues no início de 2020 aos compradores. A vinda ao Brasil deve ocorrer em meados do ano que vem.