A Scania, é mais uma das grandes montadoras que iniciou sua trajetória na era da eletrificação. A fabricante sueca acaba de anunciar uma nova linha de caminhões 100% elétricos. Os modelos 45 R e S já estão à venda na Europa, e chegam ao mercado com o intuito de fornecer uma mobilidade de médias distâncias para o transporte rodoviário. 

Com cabine leito, o design do caminhão não muda muito. A principal novidade é o conjunto mecânico. A Scania não deu detalhes técnicos mas já adiantou que os novos veículos terão entre 550 cv de potência. As baterias, terão 624 kWh de armazenamento de energia, porém grande parte dessa carga é gasta só para mover o utilitário de 64 toneladas do lugar.

A autonomia pode chegar a 230 km ou 320 km com 24 toneladas a menos. Pode até não ser muita coisa, mas os 45 R e 45 S são compatíveis com o carregamento ultrarrápido de até 375 kW, o equivalente a 24 Renault Kwid elétrico. De acordo com a montadora, em postos de recarga com essa potência, a bateria pode ir de 0 a 100% em menos de 1h30. 

As encomendas do novo caminhão elétrico da Scania já podem ser feitas através de concessionárias e representantes da fabricante. O modelo estará disponível em versões 4×2 e 6×4/2 e as entregas começarão no final do ano que vem. Os preços ainda não foram divulgados.

Divulgação/Scania