A Ford finalmente lançou a Maverick, picape feita sobre a plataforma do Bronco Sport e que promete ser uma oponente de peso para a Fiat Toro no Brasil. Produzido no México, o modelo deve desembarcar por aqui em meados de 2022, posicionando-se abaixo da Ranger. Nos Estados Unidos, onde já está em pré-venda, a Ford Maverick tem preço inicial de 19.995 dólares, valor equivalente a R$ 101.048 na cotação atual sem impostos.

Há duas opções de motorização para a picape: híbrida e a combustão. A primeira conta com um propulsor 2.5 à gasolina que entrega 164 cv e 21,4 kgfm de torque, combinado com um motor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. Juntos, garantem uma potência combinada de 193 cv. O câmbio é CVT e a tração, dianteira. De acordo com a Ford, o consumo urbano desta configuração é de 17 km/l e a autonomia, de 805 km.

Para quem busca mais desempenho, há o motor 2.0 EcoBoost turbo de 253 cv e 38,3 kgfm, pareado com uma transmissão automática de oito marchas. Com este conjunto, a Maverick pode receber tração integral e passa a ter suspensão traseira multilink – na híbrida, é do tipo eixo de torção.

Com 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,74 m de altura, a nova Maverick é 13 cm mais comprida que a Toro e tem as mesmas medidas de largura e altura. Uma vantagem considerável da picape Ford está no entre-eixos de 3,07 m, 8 cm maior que o da rival da Fiat. O volume da caçamba da Maverick é ligeiramente superior (942 litros ante 937 l), mas a Toro a supera na capacidade de carga: 750 kg contra 680 kg.