A Audi revelou nesta semana imagens e informações sobre o novo A3 Sedan. A segunda geração do modelo preservou a plataforma MQB – a mesma do antecessor e também adotada por vários carros da Volkswagen, como Polo e Golf – e não teve alterações nos seus 2,64 metros de entre-eixos. Ainda assim, o compacto premium chega com muitas atualizações, ficando mais estiloso e tecnológico.

Está tão top que já nos faz pensar em como ficará a versão esportiva RS3 com esta nova roupagem, marcada por diversos vincos na carroceria, dianteira elegante e ao mesmo tempo imponente, sem falar da traseira encorpada ao estilo dos irmãos maiores, como A4 e A6.

Falando em design, o novo A3 Sedan – que deve vir importado para o Brasil no primeiro semestre de 2021 – exibe novos para-choques, rodas, grade mais larga, além de faróis e lanternas de led inéditos. O estilo mais parrudo se deve também às novas medidas do sedã, que está 4 centímetros mais comprido (passa a ter 4,50 metros), 2 cm mais largo (1,82 m) e 1 cm mais alto (1,43 m). O porta-malas permanece com 425 litros de capacidade.

Embora o entre-eixos tenha sido mantido, a Audi informa que o espaço interno melhorou um pouco para o motorista e o passageiro da frente, graças à redução de 0,8 cm no ponto H do condutor, que deixou a posição de dirigir mais baixa e ampliou o espaço para a cabeça na fileira dianteira em quase 2 cm.

Debaixo do capô, a segunda geração do A3 Sedan terá duas opções de motorização: o novo 1.5 turbo a gasolina e o 2.0 turbodiesel, ambos de 150 cv. O primeiro entrega 25,5 kgfm e tem o auxílio de um sistema híbrido leve de 48V, que recupera parte da energia dissipada nas frenagens para gerar 5,1 kgfm extras de torque durante retomadas de velocidade. 

Para ambos os propulsores, o câmbio é de dupla embreagem e sete marchas. E transmissão manual para o novo sedã premium? Haverá sim uma opção de caixa de seis velocidades com o motor 1.5 turbo, mas neste caso sem o conjunto híbrido. No Brasil, vale lembrar, o A3 Sedan conta com motor 1.4 flex de 150 cv, que deve ser mantido na chegada da nova geração do sedã.

Na cabine, o novo A3 Sedan herdou o belo design do A3 Sportback, com direito à alavanca de câmbio de tipo joystick inspirada na do Porsche 911 e na da nova geração do Golf. Destaque também para o quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas e para a central multimídia de 10,1”, que tem conexão wi-fi, carregador de celular por indução, rádio digital e navegador com informações de trânsito em tempo real. 

Entre as tecnologias de auxílio à condução, a segunda geração do Audi A3 Sedan terá sistema de manutenção de faixa, assistente de tráfego cruzado, controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência e câmera de 360º.