spot_img

Stock Car anuncia mudança para carros SUVs e motor turbo a partir de 2025

Data:

Compartilhe:

O que você verá neste artigo:

A promotora da principal categoria do automobilismo brasileiro, a Vicar, anunciou nesta semana uma mudança importante no conceito da Stock Car Pro Series. A partir de 2025, quando estreará o novo projeto em seus carros, os modelos utilizados terão como visual os SUVs (sigla para Veículos Utilitários Esportivos) no lugar dos sedãs, que encerraram sua era no próximo campeonato, com início no dia três de março de 2024, em Goiânia (GO). 

De acordo com Fernando Julianelli, CEO da Vicar, a mudança é baseada em uma pesquisa de mercado e consultas junto aos fabricantes. Segundo o relatório divulgado no dia 7 de dezembro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), os SUVs seguem em crescimento de vendas e já correspondem a 42% dos novos veículos colocados no mercado em 2023, ante 12,4% dos sedãs. Em 2010, período de início dessa tendência, os SUVs tinham somente 7%.

432743 1091814 whatsapp image 2023 12 14 at 12.59.13 3
Corolla Cross Stock Car

“Somando o comportamento do mercado, a nossa interlocução com as montadoras e a pesquisa com os fãs, concluímos que este movimento que vamos fazer para 2025 é 100% consistente com as aspirações de toda a comunidade da Stock Car e do esporte a motor como um todo”, avaliou Fernando Julianelli. 

Além das mudanças no visual, o novo carro da Stock Car vai aposentar o motor V8 para dar lugar ao propulsor 2.1 de quatro cilindros, turbo, capaz de entregar aproximadamente 500 cv de potência (a 7.600 rpm) e 59,1 kgfm de torque (de 4.000 a 6.800 rpm). Entre os destaques, essa mecânica conta com injeção eletrônica Fueltech e o câmbio XTrac P1529, sequencial e semiautomático de seis marchas. A tração é traseira.

Mais montadoras na Stock Car

Durante a apresentação, a promotora da Stock Car também revelou que a partir de 2025 quatro montadoras irão alinhar no grid da maior categoria do automobilismo brasileiro. Atualmente Toyota (Corolla Cross) e Chevrolet (Tracker) já estão confirmadas. As outras duas fabricantes serão reveladas em breve, junto com o modelo oficial de cada carro que ainda está em fase de testes.

Chevrolet Tracker Stock Car
Chevrolet Tracker Stock Car
Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.
spot_img

━ Relembre ━

Inscreva-se em nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Renault 5: ícone francês retorna em versão modernizada com motor elétrico

O Renault 5, um dos carros mais emblemáticos da...

Médio com preço de compacto: novo SUV CAOA Chery Tiggo 7 Sport parte de R$ 134.990

A CAOA Chery causou um rebuliço no segmento dos...

E-Transit da Ford Pro promete eficiência e custos reduzidos para frotas brasileiras

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da Ford,...

Versão moderna do Romi-Isetta, Microlino Lite pode ser dirigido por “pirralhos” sem habilitação

Versão moderna do clássico BMW Isetta, o Microlino, da...