Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros

Data:

Compartilhe:

O que você verá neste artigo:

O nome desse carro já diz tudo sobre suas pretensões. O novo Corvette C8 Yenko/SC, desenvolvido pela preparadora Specialty Vehicle Engineering (SVE), homenageia um dos grandes parceiros da GM no passado. Ele vem com um pacote especial de itens visuais e um trabalho refinado no conjunto mecânico, alcançando impressionantes 1.000 HP (1.013 cv) de potência.

A SVE descreve as modificações no trem de força do Corvette como uma “combinação elegante de engenharia de precisão e arte”. As alterações no motor LT2 V8 de 6,2 litros são extensas. Naturalmente aspirado, o bloco original da GM recebe dois turbocompressores com sistemas de refrigeração a água e rolamentos de esferas de cerâmica. A lista continua com o virabrequim de aço forjado, pistões de alumínio, escapamento esportivo, sistemas de combustível de alta performance e atualizações na transmissão. Tudo isso para alcançar os quatro dígitos de cavalaria.

Corvette Yenko/SC
Tão raro que ainda nem existe: edição da Yenko/SC é limitada em 60 carros (Divulgação)

Com mais de 1.000 cv, o novo Corvette da SVE, ostentando a marca Yenko/SC, tem o dobro da potência do modelo original com o motor LT2. Apesar da promessa de muita força, a preparadora ainda não divulgou dados de desempenho do modelo modificado, até porque nenhuma unidade foi construída até o momento. O carro é oferecido em uma edição super limitada: 10 unidades serão vendidas neste ano outras 50 em 2025. Os preços da versão especial partem de US$ 99,995 (R$ 509,5 mil na conversão direta).

Os modelos podem ser encomendados nas versões cupê e conversível em qualquer cor de fábrica do Corvette, em concessionárias GM nos EUA e no Canadá. Os clientes também podem escolher diferentes adesivos de vinil da Yenko/SC para personalizar o carro. Na cabine, os bancos tem logotipos bordados da antiga preparadora.

Corvette Yenko/SC
Projeção artística do Corvette Yenko/SC (Divulgação)

O novo Corvette Yenko/SC, com o motor LT2, pode ser o último do tipo a carregar essa marca clássica do universo da preparação nos EUA. Espera-se que o superesportivo da Chevrolet passe em breve por grandes mudanças, adotando sistemas de motorização elétricos. O nome Corvette, inclusive, pode se tornar uma nova submarca de luxo da GM, conforme apontou uma reportagem da Car and Driver.

Yenko Chevrolet

Yenko Chevrolet foi uma concessionária de automóveis localizada em Canonsburg, Pensilvânia, nos EUA, que se tornou famosa nas décadas de 1960 e 1970 por sua habilidade em customizar e preparar carros da General Motors. Fundada por Don Yenko, a empresa ficou particularmente conhecida por seus muscle cars altamente modificados.

Yenko Super Camaro
Yenko Super Camaro 1968: carro tinha um motor V8 de 7.0 litros (Dana Hurt – CC BY-SA 4.0)

Don Yenko era um piloto de corridas e entusiasta de carros de alta performance. Ele fundou a Yenko Chevrolet para vender carros da Chevrolet e, mais tarde, começou a modificar esses veículos para aumentar sua potência e desempenho.

O empresário aproveitava os programas COPO (Central Office Production Order) da GM, que permitiam aos concessionários encomendar carros em configurações que não estavam disponíveis no catálogo padrão. Isso permitiu que Yenko comprasse Camaros e Corvettes com motores maiores do que os normalmente oferecidos pela Chevrolet.

O carro que fez a marca ganhar notoriedade, o Yenko Super Camaro, lançado em 1967, era uma máquina equipada com o impressionante motor L-72 V8 de 7,0 litros e modificações na suspensão e nos freios. Rapidamente, a Yenko ganhou reputação, e seus carros se tornaram objetos altamente valorizados. A concessionária de Don Yenko fechou as portas em 1982.

Corvette Yenko/SC
Novo Corvette Yenko/SC: modelo é oferecido nas versões cupê e conversível (Divulgação)

A marca Yenko/SC (Super Car) foi revivida por empresas especializadas em modificações nos últimos anos. É o caso da Specialty Vehicle Engineering (SVE), hoje a preparadora autorizada a manter o legado de Don Yenko, construindo supercarros da Chevrolet.

Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são...

Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil

Nova marca chinesa no Brasil, a Neta Auto divulgou...

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

O casamento entre as picapes Ram e os motores...

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana...