Da Redação / Fotos: João Mantovani

A FIAT apresentou o MOBI recentemente. O compacto com motor 1.0 de 75 cv e 946 kg ataca na conectividade para atrair os jovens. Muito legal, mas melhor mesmo é saber que a fabricante de Betim (MG), hoje FCA Group após a compra da Chrysler, Dodge e outras marcas, usa o nome MOPAR para sua linha de acessórios. Claro que vai ter mimimi dos veoiteiros de plantão, amantes dos Chrysler, Dodge, Plymouth, falando que um modelo popular 1.0 não merece usar o sagrado M de Mopar, mas falaí, que se você não fosse da FIAT também aproveitaria a clássica chancela para vender acessórios?

fiat-mobi-mopar-fullpower-6

E para a apresentação do MOBI, os caras que cuidam dos equipamentos diferenciados fizeram uma versão especial, desenhada pelos profissionais do Centro Estilo Fiat. A base é um MOBI branquinho, quarto portas, mas ele se transformou em uma navezinha muito interessante com envelopamento grafite (que mais parece um preto) no teto e capo, feito com ajuda dos caras da Dezcolado, de São Paulo. O material usado, da Alltak (Alko), está até no filete azul que divide o branco da carroceria original com o negro da parte de cima. Até lanternas e faróis estão modificados neste projeto da Fiat: como se trata de um show-car e não vai rodar nas ruas, tudo bem estar com a iluminação escurecida na frente e atrás.

fiat-mobi-mopar-fullpower-8

BX AJBuchas_610x200

Rodas, pneus e suspensão também passaram por alterações. Rebaixado de leve, pela Impacto Especiais, oficina especilazada de São Paulo, a Fiat pretende oferecer essas molas esportivas para o seu compacto que começa pouco acima de R$ 30.000, na versão de entrada. Essa versão conceitual Mopar não estará disponível, mas é a que compraríamos. Rodas Scorro, modelo S251, aro 17”com pneus 215/45, freios dianteiro com discos de maior diâmetro, pastilhas de compost mais macio e pinças com quarto pistões grandes aumentam a eficiência na frenagem, já que este carro receberá em breve upgrades de performance. O turbo é certo para ele, mas há quem diga que haverá um swap radical sob o capô, eliminando o Fire Evo Flex de 75 cv e 9,9 kgfm de torque. O Mobi Mopar merece mais performance. Muito mais!

fiat-mobi-mopar-fullpower-3

BX Zunky_610x200

Se por fora ele ficou mais atraente ainda, por dentro também tem atrativos: tapetes de carpete feita a toque de caixa pela Fênix Tapetes (também podem virar acessório original), assim como bancos em revestidos em couro pela Sulam, especializada há anos neste tipo de trabalho.

fiat-mobi-mopar-fullpower-18

BX Cral_610x200

Fique ligado pois caso a Fiat ou a Mopar façam mais mudanças, mostraremos aqui!

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8V, flex

Cilindrada: 999 cm³

Potência: 75 cv a 6.250 rpm

Torque: 9,9 kgfm a 3.850 rpm

Câmbio: Manual de 5 marchas, tração dianteira

Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)

Freios: Discos (diant.) e tambores (tras.)

Pneus: 215/45 R17

Dimensões:

Comprimento: 3,56; Largura: 1,63; Altura: 1,50; Entre-eixos: 2,30

Tanque: 47 litros

Porta-malas: 235 litros

Peso: 946 kg

Preços/versões

Easy R$ 31.900.

EasyOn R$ 35.800

Like R$ 37.900.

LikeOn R$ 42.300

Way R$ 39.300

WayOn R$ R$ 43.800

fiat-mobi-mopar-fullpower-17 fiat-mobi-mopar-fullpower-15 fiat-mobi-mopar-fullpower-14 fiat-mobi-mopar-fullpower-13 fiat-mobi-mopar-fullpower-12 fiat-mobi-mopar-fullpower-11 fiat-mobi-mopar-fullpower-10 fiat-mobi-mopar-fullpower-7 fiat-mobi-mopar-fullpower-5 fiat-mobi-mopar-fullpower-4

Placa - 325x125cm