A Volkswagen lançou nesta semana seu terceiro modelo da linha de veículos elétricos ID. Batizado de ID.5, o SUV cupê tem estilo ousado, autonomia elevada e três versões disponíveis. A chegada ao mercado está programada para 2022. O Brasil, que acaba de receber o hatch ID.3 e o SUV ID.4 para clínicas com os consumidores, deve ser um dos países a comercializar a novidade no futuro.

Com 4,59 metros de comprimento, o ID.5 é 1 cm mais longo que o ID.4, 3 cm mais baixo (mede 1,61 m de altura) e tem os mesmos 2,77 m de entre-eixos. Tal como seus irmãos, ele é feito sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para carros elétricos. Seu coeficiente aerodinâmico é de satisfatórios 0,26 e as rodas de liga leve podem ser de até 21 polegadas.

O Volkswagen ID.5 conta com três configurações de motorização. Na versão de entrada, chamada de ID.5 Pro, a potência é de 174 cv e a aceleração de zero a 100 km/h, feita em 10,4 segundos. A variante intermediária, Pro Performance, entrega 204 cv e chega aos 100 km/h em 8s4. Já a topo de gama GTX dispõe de 299 cv e crava 100 km/h em 6s3. 

A tração é traseira nas duas primeiras versões, que atingem velocidade máxima limitada de 160 km/h e têm autonomia de 520 km. Com tração integral, o ID.5 GTX tem máxima de 180 km/h e o alcance de sua bateria é de 480 km. Os preços do lançamento ainda não foram revelados.