Pra quem gosta de SUV topo de linha, a grande novidade desta sexta-feira (23) é a apresentação definitiva da nova geração do Volkswagen Touareg. Esta terceira geração do SUV é feita sobre a mesma plataforma do Audi Q7 e do Porsche Cayenne, por isso você pode se surpreender com o nível de tecnologia que o utilitário de luxo da Volks tem pra oferecer…

Pelas fotos você já vai perceber que o carro ficou maior. Ele está 8 cm mais comprido e 4 cm mais largo (são 4,88 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,70 m de altura e 2,89 m de distância entre-eixos). O visual, com a grade alongada e maior, passa essa impressão mais esguia dele. Contudo, mesmo estando maior, o Touareg passou por um regime de 106 kg (são 1.969 kg ao total), graças ao uso intenso de alumínio, que corresponde a 48% da carroceria (os outros 52% são compostos por aços de alta e ultra alta resistência). O porta-malas também cresceu: passou de 697 litros para 810 litros.

Mas o principal destaque do novo Touareg é o interior. Muito mais requintado do que o antecessor, ele também ganhou duas telas digitais que fazem toda a diferença para torná-lo um dos modelos mais atraentes pra quem curte tecnologia neste segmento. O quadro de instrumentos customizável de tela de 12”, enquanto a central multimídia Discover Premium tem 15”, touchscreen. O SUV ainda conta com visão noturna e vários recursos de assistência de condução semi-autônoma, além de faróis e lanternas de LED.

Sob o capô, o Touareg vai receber duas opções de motor V6 turbodiesel na Europa: uma com 231 cv e outra com 286 cv. Na China também haverá uma variante V6 a gasolina, de 340 cv e uma alternativa V8 turbodiesel de 421 cv (o gigante asiático ainda vai ter uma versão híbrida do modelo, de 367 cv). Ainda não temos data para o Touareg chegar ao Brasil, mas existe uma chance disso acontecer só no ano que vem!