A Volkswagen finalmente mostrou o Nivus sem disfarces. A apresentação oficial do SUV do Polo foi feita nesta quinta-feira (28), durante uma live no Youtube, e foi acompanhada de mais informações à respeito do lançamento, como o início da produção nacional e chegada às concessionárias do Brasil no mês de junho. Preço e versões ainda são um mistério. Quer dizer, nem tanto!

De acordo com a própria Volks, o Nivus vai se posicionar como uma opção de entrada para os SUVs do mercado brasileiro e, na versão mais cara, sua tabela ficará um pouco acima do segmento premium dos hatchs e sedãs compactos. Em números, falamos de valores estimados entre R$ 80 mil e R$ 100 mil.

Como já sabíamos, o Nivus não terá opção de motor 1.4 TSI, como acontece com o T-Cross, nem câmbio manual. Todas as versões da novidade terão o propulsor 1.0 TSI tricilíndrico flex de até 128 cv e 20,4 kgfm de torque, combinado com a transmissão automática de seis marchas e tração dianteira. 

Comparado ao T-Cross, o Nivus será maior (do lado de fora e no porta-malas). Ele terá 4,26 metros de comprimento, 6,7 cm a mais que o T-Cross. Seu porta-malas terá 415 litros contra 373 l do rival caseiro. Entre as tecnologias, destaque para o controlador de velocidade adaptativo (ACC) e para o sistema de alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência. Esses recursos, aliás, não são disponibilizados atualmente para o T-Cross.

Projeto global da VW desenvolvido no Brasil, o Nivus conta com um design chamativo, que foge daquela ideia de que todo Volkswagen tem a mesma cara. Na dianteira, observamos o conjunto óptico composto por faróis de led e luz de iluminação diurna com assinatura exclusiva, além da grade do tipo colmeia com detalhes cromados. As rodas de liga leve são de 17 polegadas (não sabemos se em todas as versões) e, na traseira, as lanternas de led se estendem por toda a tampa do porta-malas, tal como no T-Cross.

Por dentro, a cabine é quase igual à de Polo, Virtus e T-Cross. A diferença fica por conta do novo volante e da nova central multimídia de 10,1 polegadas. Batizada de VW Play, ela estreia no Nivus e traz funções inéditas no segmento, como modo valet, que limita algumas funções do carro quando entregue a um manobrista, por exemplo. Ela também possibilita fazer reserva de serviços da Estapar, pedir socorro da Porto Seguro ou até comida pelo app do iFood.

O lançamento do Nivus em outros mercados também já está programado, começando pela Argentina, no início de 2021. Na Europa, a produção do modelo terá início a partir do segundo semestre do ano que vem, na fábrica da Volkswagen na Espanha.