Texto: Leonardo Figueira / Fotos: Ricardo Ourique

Inspirado nos Volkswagens montados na Europa e nos Estados Unidos, a Passat Variant de Ricardo Ourique, de Torres (RS), não deve em nada para os projetos gringos. Adquirida no final de 2012, a perua recebeu seus primeiros upgrades no ano seguinte. “A ideia desde o início foi colocar rodas com talas largas para fazer fitment, suspensão a ar, cambagem e um interior usando componentes originais de carros superiores”, conta Ricardo.

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A primeira coisa a fazer foi jogar a carroceria no chão. Para isso, Ricardo contou com a ajuda de Emerson Montezanno, proprietário da Bass Auto Center, loja especializada em suspensão a ar em Torres. Lá foi instalado um kit de suspensão de 8mm com válvulas individuais da DVR, bolsas Tebão e amortecedores originais retrabalhados. O primeiro jogo de rodas instalado no carro era de réplicas da BBS RS feito pela Rodera Wheels nas medidas 18″x8,5″ e 18″x9,5″, calçado nos Dunlop DZ101 215/35. “Em 2013, quando comecei o projeto, a cultura do stance e fitment era pouco conhecida por aqui e não havia muitas peças disponíveis”, comenta Ricardo sobre as dificuldades de encontrar componentes.

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Esse setup permaneceu intocado até 2015. Querendo sempre fazer algo diferente, Ricardo mudou algumas coisas na suspensão que agora conta com bloco de válvulas Tebão de 8mm, cilindro de alumínio e linhas rígidas em cobre (o famoso hardline). As rodas foram trocadas por um jogo que era o sonho de consumo do cara, as redondas da marca curitibana Borbogussi são réplicas da americana Rotiform, modelo BLQ 3 peças. Junto com as rodas novas veio um set de pneus mais agressivo da Nankang, modelo NS2 medidas 205/40, que proporciona stretch nas talas 8,5″ e 9.5″.

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“As rodas comprei assim que vieram ao Brasil, já os pneus fiquei alguns meses na procura, pois são raros no País. Consegui o último jogo disponível a venda no Estado do Rio Grande do Sul. Porém, as rodas como estão no carro agora não vieram assim da Borbogussi, elas foram modificadas por mim. As bordas inicialmente diamantadas foram polidas e a cor dourada deu lugar a um cinza cross. O offset também foi alterado com o uso de espaçadores, de 43mm na dianteira passou para 15mm e de 30mm na traseira foi para 5mm. Também foi feito um trabalho de cambagem, -2° na dianteira e -5,5° na traseira, tudo buscando o fitment perfeito”, conta.

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Com o intuito de deixar o visual mais limpo, os frisos dianteiros foram alisados, uma releitura do Passat vendido nos EUA que vem com ele liso de fabrica e não com o borrachão para a placa. As setas cristais foram pintadas de âmbar e a tampa do porta-malas foi alisada. Os bancos são da Mercedes-Benz A200 e o volante é original do Golf GTi Mk4.

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Segundo Ricardo, o carro é usado apenas nos finais de semanas para lazer. “No final do ano passado em Novembro rodei 2200 km com a companhia do meu pai que foi quem me mostrou esse mundo, rumo a Águas de Lindoia, SP, para estar presente no BGT7, evento no qual o carro saiu premiado com o terceiro lugar na categoria modificado a água”, se orgulha Ricardo.

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Questionado sobre o futuro do projeto, ele conta: “Os planos são instalar um controlador digital com sensores da Tebão e, quem sabe, uma melhora na potência, como chip, intake e escapamento”.

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