Pela primeira vez a Volkswagen colocou sua kombi autônoma na rua para realizar os primeiros testes. O ID Buzz saiu pelas ruas de Munique, Alemanha para a primeira rodagem em modo autônomo em um experimento com parceria da Argo AI, uma empresa especializada em automação veicular. 

Segundo a VW, o teste aconteceu sem a intervenção de um motorista, graças a vários recursos responsáveis por mapear trajeto e tráfego. A Kombi conta com múltiplos sensores e câmeras para cuidar da pilotagem autônoma.   

Durante a avaliação, o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, e o diretor da Argo AI, Alex Haag, estavam a bordo junto com o piloto de testes responsável por agir em qualquer situação de emergência. 

O ID Buzz é um novo modelo da Volkswagen que foi lançado no início deste ano. O veículo totalmente elétrico possui diversos detalhes que focam na consciência ambiental. A van começa a ser vendida na europa em setembro com opções para carga ou cinco passageiros.

O interior possui quadro de instrumentos digital, comandos do ar-condicionado sensíveis ao toque, central multimídia com tela flutuante de até 12 polegadas, carregador de celular por indução, bancos com ajustes elétricos e várias entradas USB-C.  A Kombi é considerada um veículo vegano possuindo um acabamento sem nenhum material de origem animal. Muitas partes como a forração dos bancos foi feita de material reciclado. 

A plataforma é MEB, dedicada aos veículos eletrificados da Volkswagen. A mecânica vem com um motor elétrico único de 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, acoplado ao eixo traseiro. A bateria é de 77 kWh e tem validade de 8 anos ou 160 mil km. A recarga pode recuperar 80% da capacidade em 30 minutos nas estações de carga rápida.

Em 2024 o novo ID Buzz que já foi eleito na Europa o Carro Elétrico do Ano 2022, começa a ser vendida para os Estados Unidos, mas somente na opção para passageiros. No Brasil, ainda não existem previsões.

Divulgação/Volkswagen

Divulgação/Volkswagen