Curtiu o envelopamento colorido feito neste Volkswagen Arteon? Tão irado quanto o trabalho do artista de rua Simon Murray (o KADE) foi a preparação realizada no motor do sedã. Dos originais 280 cv, o propulsor 2.0 TSI saltou para 489 cv após a intervenção dos aprendizes do fabricante na Austrália.

Batizado de ART3on, o modelo personalizado foi desenvolvido para participar do World Time Attack Challenge, uma disputa contra o relógio que ocorreu neste fim de semana, em Sydney.

Além do ganho de potência, houve um considerável salto de torque: de 35,6 kgfm para expressivos 60,1 kgfm – o câmbio DSG de dupla embreagem e sete marchas foi mantido. Para alcançar esses números, foram feitas diversas alterações no conjunto, entre elas a adoção de um turbocompressor maior, a instalação de um filtro de ar sob medida e melhorias no intercooler, bomba de combustível e sistema de exaustão.

Para ser veloz, o ART3on também recebeu suspensão Bilstein Clubsport, freios a disco da APR, pneus Pirelli P-Zero Trofeo semi-slick, bancos esportivos e gaiola. Na prática, as mudanças fizeram o modelo melhorar seu zero a 100 km/h de 5,6 segundos para 3,9 s. #CURTIMOSMUITO