No mês passado, a revista Auto Express noticiou que a Volkswagen quer mudar o status do Golf R, injetando mais de 400 cv sob o capô do hatch para extrair todo o potencial brutal que ele tem, diferente da pegada mais “sleeper” do atual. Bom, enquanto esse Golfão mais nervoso não chega, a gente encontrou preparado do jeito que a VW quer: com desempenho à la Audi RS 3.

O vídeo publicado pelo canal Gumbal mostra um dos Golf R que participaram do último evento de arrancada na Alemanha, porém não se trata de qualquer Golf R. O proprietário substituiu o motor 2.0 turbo de quatro bocas de 310 cv e 40,8 kgfm de torque pelo cinco canecos 2.5 de um Audi RS 3. A troca é bastante apropriada, já que os dois modelos compartilham plataforma e nessa versão o Golf R conta com tração integral (assim como o RS 3 tem a sua Quattro).

A descrição do vídeo não detalha qual foi a preparação realizada no motor, uma vez que afirmam haver mais de 600 cavalinhos-vapor pulsando sob o capô do hatch (o RS 3 original gera 400 cv). A única informação disponível é que o turbo usado pelo proprietário é um TTE625. Mesmo com o coração novo, o dono do carro manteve a pegada mais sleeper do Golf, com exceção das rodas maiores e douradas.

O Golf R preparadão cumpriu a meia milha (804 metros) em 18 segundos, atingindo velocidade de 252 km/h.