Texto e fotos: João Mantovani

Quando André Souza chegou ao Autódromo Internacional de Curitiba para nosso ensaio do Golf GTI (você pode assistir ao vídeo aqui ), não resistimos e clicamos a sua perua também, carinhosamente apelidada de Belina pelo proprietário. “Começou como uma brincadeira de amigos e, agora, toda vez que encontro uma Belina na rua, tiro foto e mando no grupo do Whatsapp que temos para falar de carros”, brinca.

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De cara, o que mais impressiona nessa perua 2015 é o jogo de rodas Vossen, originais, e a altura da barca, que estacionou entre outros VW modificados na edição 2015 do BGT, em Águas de Lindóia (SP). “Pode ver aí nas fotos que elas têm lado, não são quatro rodas iguais como nas réplicas”, garante quando se refere ao desenho das douradonas. Segundo André, eram apenas cinco jogos deste modelos disponíveis na Colonial Racing, de São Paulo, onde ele veio pessoalmente arrematar as suas.

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Mas, a história dessa Golf Variant começa em outros carros da VW. Antes dela, André usava um Jetta aspirado. O carro tinha tudo, completo, interior caramelo, já estava baixo e com sonzeira. Até um caminhão passar por cima dele, destruindo bem.“Mandei arrumar e, no meio tempo, fiz um test-drive no modelo TSI do sedã. Troquei um pelo outro.

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Pouco depois, lançaram a Variant, e fiquei louco por uma”, explica. Como ainda tinha uma Saveiro Cross, André correu na concessionária para entregar o Jetta e a Saveiro, mas não valorizaram seu TSI como gostaria. “Voltei para casa com os carros, mas não conseguia tirar a Variant da cabeça”, conta. “Vendi só a Saveiro e fiquei com os três turbo na garagem: Golf, Jetta e Variant”. E eles só se livrou do sedã pois conseguiu vender bem, todo montado.

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Equipadona como você vê nas fotos, a “Belina” já estava antes mesmo de ser emplacada. Depois das rodas, vieram som e suspensão ao mesmo tempo. A diferença para o Golf é que o sistema da H&R para ela ainda não existia. Assim, o trabalho ficou por conta da Auto Dinamica Suspensões, também de Curitiba. Segundo André, o sistema é até mais confortável do que o importado do Golf. “Vamos descobrir agora como será a durabilidade, pois para rodar o carro é perfeito”, explica. Vale lembrar que o asfalto curitibano é exemplo de qualidade, bem lisinho..

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No sistema de som, a Belina segue a mesma receita do Golf, outro tiro certo executado pela Rally Som. Existe um kit duas vias 200, também da Focal, este de 8”, e uma bateria extra, que diferenciam os projetos.

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No motor, apenas um filtro K&N e um sistema da Sprint Boost que melhora as respostas do acelerador, caso selecionado pelo motorista. “Como uso a Belina para trabalhar, prefiro deixar ela assim, mais de boa”, explica André, que, enquanto você lê essa matéria, já deve ter inventado mais alguma modificação para fazer, seja no GTI ou na Belina.

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Isso se ele já não comprou outro carro e está preparando para ficar ao seu estilo e engordar a lista. “Gosto de mexer pouco, mas deixar com a minha cara, pois não quero ver um carro igual ao meu nas ruas”, explica. Se depender de nós, piá, fica a torcida para que a lista de VW continue sempre crescendo. Com certeza, é o desejo de nossos leitores também!

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