A nova geração do Volkswagen Jetta, que está sendo lançada nesta quinta-feira (20) no Brasil, estabeleceu o novo recorde de velocidade da categoria BGC/G no deserto de sal de Bonneville (EUA).

Uma versão preparada do sedã médio – equipada com motor 2.0 TSI de 603 cv – atingiu a máxima de 338,15 km/h no evento World of Speed, desbancando a marca de 335,5 km/h registrada em 2016 por um Honda Civic.

Para fazer o propulsor de dois litros saltar dos originais 230 cv para quase o triplo de potência, a THR Manufacturing fez uso de um novo turbo, exaustor, comando de válvulas, válvulas e bielas. Virabrequim e bloco do motor foram mantidos originais.

Pelas fotos, dá para ver que o Jetta recebeu outras alterações para acelerar forte na pista de sal, como rodas e pneus feitos sob medida, gaiola e banco de competição. Para melhorar a tração, foi adotado diferencial blocante e a suspensão foi rebaixada. O sedã da VW também foi equipado com um sistema de combate ao incêndio e dois para-quedas na tampa do porta-malas, para ajudar a reduzir a velocidade após o teste.