Adeus, baliza! Carro conceito elétrico da Hyundai pode andar de lado

Data:

Compartilhe:

A Hyundai Mobis, fabricante de autopeças do grupo Hyundai Motors, revelou nesta semana na feira de tecnologia CES 2024, em Las Vegas, o conceito elétrico Mobion, um automóvel extremamente fácil de estacionar. O destaque do veículo é o sistema ‘e-Corner’, que esterça as rodas do carro ao ponto de permitir movimentos laterais, diagonais e fazê-lo girar 360°.

“O Mobion representa a personificação das principais tecnologias da Hyundai Mobis, todas prontas para produção em massa imediata”, disse o vice-presidente Lee Seung-Hwan, chefe de engenharia avançada da Hyundai Mobis. “Sempre se esforçando para mudar o paradigma da mobilidade com veículos, a Mobis criou o Mobion para mostrar nossos principais produtos e capacidades.”

Para permitir o movimento lateral, a condução diagonal e as curvas pivotantes, as quatro rodas do carro conceito elétrico são controladas individualmente, cada uma com seu próprio motor elétrico. O sistema e-Corner ainda é integrado as funções de frenagem, direção e suspensão do veículo. E tudo já foi testado em estradas, segundo o fabricante.

Além do sistema e-Corner, o Mobion também apresenta outras novas tecnologias da Hyundai Mobis na CES 2024. Uma delas é um sistema de direção autônomo orientado por três dispositivos de detecção e alcance de luz. Esse tipo de equipamento, conhecido como Lidar, é uma espécie de radar óptico e oferece a vantagem de ser compacto e muito preciso a curtas distâncias.

Palco de apresentação do conceito elétrico Mobion da CES 2024
A Hyundai Mobis montou um palco especial da CES 2024 para demonstrar as capacidades do conceito elétrico (Divulgação)

A Mobis revelou ainda na feira em Las Vegas uma nova lâmpada para iluminação exterior do veículo, juntamente com várias funções. Além de clarear o entorno do veículo, o equipamento também é capaz de reconhecer pedestres e alertar o motorista sobre a proximidade deles. Além disso, o sistema também avisa, com sinais luminosos no parachoque traseiro, os condutores de carros que vêm atrás sobre a presença de pessoas pelo caminho à frente.

Por fim, outra inovação presente no carro conceito elétrico da Hyundai Mobis é a função “Ground Projection”. Este recurso complementa as capacidades de movimento do sistema e-Corner, iluminando a direção de deslocamento do veículo.

VEJA MAIS:

Hennessey cria versão insana da F-150 Raptor R com tração 6×6

Jeep Commander alcança volume de 50 mil unidades produzidas no Pernambuco

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Ford celebra 60 anos do Mustang com edição limitada em 1965 unidades

Hoje, dia 17 de abril, é o aniversário de...

Jeep Commander ganha opções com motor 2.0 Turbo e fica até R$ 40 mil mais barato

Se algum dia faltou força ao Jeep Commander, isso...

Jeep Compass com motor Hurricane de 272 cv dá um show em performance

Segure o chapéu, pois vem aí um vendaval! Um...

As 5 marcas de bateria com melhor reputação, segundo o Reclame Aqui

Você já parou para pensar na importância da bateria...