spot_img

Carro da Apple pode ser lançado em 2028

Data:

Compartilhe:

Um assunto comentando há muitos anos, o carro da Apple (ou Apple Car ou, ainda, iCar) pode se tornar realidade em alguns anos, embora com algumas limitações em relação ao plano original da gigante dos artigos eletrônicos. Segundo reportagem da Bloomberg, o automóvel da empresa criada pelo visionário Steve Jobs pode chegar ao mercado em 2028.

O plano sobre o carro da Apple remonta a 2014, quando surgiram as primeiras informações do projeto, embora esses dados não fossem confirmados oficialmente pela companhia. Os rumores dessa época apontavam para o desenvolvimento de um carro com motor elétrico e controles autônomos. Passados quase 10 anos, nem um protótipo foi visto até o momento.

A data de lançamento prevista para 2028 é, na verdade, um adiamento. Em 2020, a Reuters noticiou que o carro da Apple entraria em produção em 2024. Pouco tempo depois, a mesma agência de notícias afirmou que esse prazo teria sido empurrado para 2026.

Projeção artística do carro da Apple
Os rumores sobre o carro da Apple surgiram a partir de 2014 (Divulgação)

Carro da Apple quer “aposentar” os motoristas

Na publicação mais recente, a Bloomberg cita fontes com “conhecimento do projeto” da Apple. Esses informantes contaram que a empresa planeja limitar o nível da condução autônoma do veículo, dado que essa tecnologia ainda não é madura e totalmente segura.

De acordo com a reportagem, a versão inicial do carro da Apple era projetada com controles autônomos Nível 5, um parâmetro da Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE, na sigla em inglês), que prevê automação completa na direção do veículo. Posteriormente, o projeto mirou na capacidade Nível 4, que permite a condução autônoma somente em rodovias aprovadas. Mas essa proposta também não avançou.

Projeção artística do carro da Apple
Apple quer um carro totalmente autônomo, mas essa tecnologia ainda não está madura (Divulgação)

Hoje, o carro da Apple é projetado com uma capacidade de direção autônoma mais modesta, do Nível 2+ da SAE, semelhante ao de veículos que já estão à venda, como os modelos da Tesla, de acordo com a Bloomberg. A marca da maça, porém, pode projetar um automóvel que pode ser atualizado para o Nível 4 algum tempo após seu lançamento.

Essas mudanças de trajetória do projeto, no entanto, jogaram terra sobre a visão futurista de um carro da Apple, que era imaginado como um robô-táxi sem controle algum de condução na cabine.

Xiaomi SU7
Dos smartphones aos automóveis: primeiro carro elétrico da Xiaomi chegará ao mercado chinês em 2024 (Divulgação)

Enquanto a Apple ainda esconde o jogo sobre o projeto de seu suposto automóvel, uma de suas principais concorrentes já disparou nessa corrida. Trata-se da fabricante chinesa de smartphones Xiaomi, que recentemente apresentou o sedã SU7 com motorização elétrica e uma variedade de recursos eletrônicos compatíveis com outros produtos da marca.

spot_img

━ Relembre ━

Inscreva-se em nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Médio com preço de compacto: novo SUV CAOA Chery Tiggo 7 Sport parte de R$ 134.990

A CAOA Chery causou um rebuliço no segmento dos...

Dodge Charger elétrico deve vibrar e soar como se tivesse motor V8

Rumores publicados na imprensa dos Estados Unidos indicam que...

Renault 5: ícone francês retorna em versão modernizada com motor elétrico

O Renault 5, um dos carros mais emblemáticos da...

E-Transit da Ford Pro promete eficiência e custos reduzidos para frotas brasileiras

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da Ford,...