spot_img

Novo Audi RS 6 Avant GT é a perua mais potente e rápida do mundo

Data:

Compartilhe:

A perua mais rápida e potente do mercado ganhou uma nova edição especial que redefine os parâmetros de desempenho da categoria. A Audi apresentou nesta semana o RS 6 Avant GT, uma versão do RS 6 Avant com mecânica aprimorada e visual superesportivo.

Como detalhou a fabricante, a ideia para a criação da nova edição especial da perua veio do conceito RS 6 GTO, apresentado em 2020. Este showcar, por sua vez, era inspirado no lendário carro de corrida da marca alemã, o Audi 90 quattro IMSA GTO de 1989.

Audi RS 6 Avant GT
Perua esportiva tem motor 4.0 V8 TFSI ajustado para gerar 630 cv (Divulgação)

O intuito da Audi ao combinar influências e elementos de dois supercarros foi criar um veículo com uma aparência incomparável. Embora usa a plataforma e muitos elementos do RS 6 Avant, a versão GT parece um carro totalmente novo. A parte frontal, por exemplo, foi toda redesenhada para ficar parecida com a frente do Audi 90, com o destaque para o capô fabricado 100% em fibra de carbono – o primeiro desse tipo feito pela Audi.

Fibra de carbono também é a matéria-prima utilizada em outros componentes do carro, como nas capas dos retrovisores, para-lamas, caixas de rodas e no spoiler traseiro, todos criados especialmente para série limitada. Um conjunto de saias laterais alinhadas com o design dos para-choques ainda contribui para que o carro pareça mais baixo e largo. Mais um item exclusivo do RS 6 Avant GT são as rodas aro 22″ com pneus esportivos.

Audi RS 6 Avant GT
Edição limitada vem rodas aro 22″ calçadas em pneus esportivos de alta performance (Divulgação)

RS 6 Avant GT acelera até 330 km/h

O novo RS 6 Avant GT possui o mesmo conjunto mecânico da versão convencional da perua esportiva, mas com uma dose de anabolizantes. Na edição limitada, o motor 4.0 V8 TFSI foi ajustado para gerar 630 cavalos de potência e 86,6 kgfm de torque máximo. Isso representa um aumento de 30 cv e 5 kgfm comparado ao RS 6 básico.

Audi RS 6 Avant GT
Parte frontal do RS 6 Avant GT é inspirada no carro de corrida Audi 90 quattro (Divulgação)

Esse acréscimo de potência e torque reflete na mesma medida no desempenho do veículo. Segundo a Audi, o RS 6 Avant GT acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, 0,3 segundos mais rápido que o RS 6 Avant. A Audi também informou o 0 a 200 km/h do carro: apenas 11,5 segundos, 0,5 segundos mais rápido que a perua de série. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 305 km/h.

Um carro tão rápido também precisa ser capaz de parar na mesma intensidade. Nesse ponto, o RS 6 Avant GT conta com freios com discos de cerâmica com maior capacidade de ventilação, graças ao design das entradas de ar nos para-choques. Quanto a estabilidade e tração, essa parte fica a cargo da transmissão automático Tiptronic de 8 marchas que distribui a potência entre os eixos dianteiro e traseira numa proporção de 40:60.

Audi RS 6 Avant GT
Detalhe das rodas aro 22″, exclusivas da série limitada (Divulgação)

Outro detalhe do RS 6 Avant GT que merece destaque é a suspensão com amortecedores coilover ajustáveis. Como explica a montadora, o sistema reduz a altura do carro em 10 milímetros em relação ao RS Avant e oferece maior rigidez, garantindo menos oscilação da carroceria. Opcionalmente, a perua pode receber a suspensão esportiva RS plus com Dynamic Ride Control ou a suspensão pneumática adaptativa.

Produção limitada

A produção do RS 6 Avant GT já começou na linha de produção da Audi em Neckarsulm, na Alemanha. A conclusão dos carros, no entanto, é feita em outra unidade da montadora, em Böllinger Höfe, de forma artesanal por sete técnicos da fabricante. Mas este será um trabalho temporário, uma vez que a nova série especial é limitada em 660 exemplares.

A Audi já aceita encomendas pela nova perua esportiva, que tem preço inicial em 219.355 euros (cerca de R$ 1,17 milhão) e pode vir nas cores Branco Arkona, Cinzento Nardo, Cinzento Chronos Metálico, Castanho Madeira Metálico e Preto Mythos Metálico. As entregas dos carros ao clientes começará no segundo trimestre de 2024.

spot_img

━ Relembre ━

Inscreva-se em nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Médio com preço de compacto: novo SUV CAOA Chery Tiggo 7 Sport parte de R$ 134.990

A CAOA Chery causou um rebuliço no segmento dos...

Dodge Charger elétrico deve vibrar e soar como se tivesse motor V8

Rumores publicados na imprensa dos Estados Unidos indicam que...

Renault 5: ícone francês retorna em versão modernizada com motor elétrico

O Renault 5, um dos carros mais emblemáticos da...

E-Transit da Ford Pro promete eficiência e custos reduzidos para frotas brasileiras

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da Ford,...