Volkswagen mostrará o último Golf GTI com motor a gasolina em Las Vegas

Data:

Compartilhe:

O que você verá neste artigo:

A Volkswagen pegou muita gente de surpresa nesta segunda-feira (8) ao revelar as primeiras imagens do novo Golf GTI. O hatchback médio reestilizado será apresentado camuflado na feira de tecnologia Consumer Eletronics Show (CES) 2024, em Las Vegas, nos Estados Unidos, que acontece entre os dias 9 e 12 de janeiro.

O comunicado da VW não diz nada demais sobre o novo Golf GTI, exceto que o carro contará com auxílio do chatbot de inteligência artificial ChatGPD. A montadora diz que o recurso com assistente de voz avançado será incorporado ao modelo esportivo, bem como em outros veículos de sua linha, a partir do segundo trimestre deste ano.

Embora esteja com uma camuflagem colorida, é possível notar algumas diferenças na parte visual do novo Golf GTI, como o para-choque redesenhado e os faróis e lanternas com formatos mais afunilados. Por dentro, a principal novidade é a tela da central multimídia, bem maior que no modelo atual, e o retorno de botões físicos no volante em vez das superfícies sensíveis ao toque – e que foi motivo de reclamações de muitos compradores.

Interior do novo Golf GTI
O público reclamou e a VW, acatou: novo Golf GTI voltará a ter botões convencionais no volante (Volkswagen)

O novo Golf GTI preparado pela marca alemã para a apresentação na CES 2024 é um modelo da chamada geração “8,5”. É, portanto, um Golf de oitava geração com sua primeira reestilização de meia vida. E se tratando da tradicional versão esportiva, este será o último GTI com motor a combustão – o próximo será totalmente elétrico.

Por estar tão perto de uma mudança radical na parte de motorização, a próxima linha do Golf na Europa e nos EUA seguirá com as mesmas opções de motores. No caso do novo Golf GTI, o modelo continuará sendo impulsionado pelo motor 2.0 turbo de 245 cv.

Volkswagen Golf GTI, uma breve história

O Volkswagen Golf GTI é um dos carros mais emblemáticos da história automotiva. Lançado em 1976, ele foi o primeiro hatch esportivo compacto do mundo e ajudou a popularizar esse segmento.

A ideia do GTI surgiu de um grupo de engenheiros da Volkswagen que queriam criar um carro esportivo acessível e divertido de dirigir. Eles começaram a trabalhar em um projeto secreto, que foi batizado de “Sport Golf”.

Primeira geração do Volkswagen Golf GTI
Avô do novo Golf GTI: primeira geração estreou na Europa em 1976 (Divulgação)

O Sport Golf foi equipado com um motor 1.6 de 110 cavalos de potência, suspensão esportiva e freios reforçados. Ele também tinha uma série de elementos estéticos que o diferenciavam dos outros modelos Golf, como rodas de liga leve, faixas decorativas e bancos esportivos.

O Golf GTI foi um sucesso imediato. Em seu primeiro ano de produção, foram vendidas mais de 50.000 unidades. Ele ajudou a VW a conquistar uma nova fatia do mercado e a estabelecer o Golf como um dos carros mais populares da Europa.

A versão esportiva continuou a ser produzida nas gerações seguintes do Golf. Cada nova série do carro trouxe melhorias no desempenho, no design e nos equipamentos. Em 2020, foi lançada a oitava geração do GTI, que é equipada com um motor 2.0 turbo de 245 cavalos de potência.

Volkswagen Golf GTI Mk8
Oitava geração do Golf GTI: hatch tem motor 2.0 turbo de 245 cv (Divulgação)

O Golf GTI teve uma influência significativa na indústria automotiva. Ele ajudou a popularizar o segmento de hatches esportivos compactos e inspirou outros fabricantes a lançar modelos semelhantes. Se não fosse pelo Golf, não haveria carros como Honda Civic Si, Renault Mégane RS, Focus Focus RS, entre tantos outros.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

As 5 marcas de bateria com melhor reputação, segundo o Reclame Aqui

Você já parou para pensar na importância da bateria...

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

BMW X5 será o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil

O Brasil está prestes a receber seu primeiro veículo...

Nova picape Chevrolet S10 tem pré-venda iniciada por R$ 281.190

Com apresentação ao público marcada para a próxima semana...