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Raro Mercedes-Benz G 63 AMG 6×6 está à venda, mas ninguém quer comprar

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Classificados de venda de carros raros, produzidos em tiragens limitadas, são semelhantes aos leilões de obras de arte de um renomado artista: os veículos são geralmente vendidos rapidamente para colecionadores que apreciam sua exclusividade e valor histórico. No entanto, há uma exceção: a oferta de um exótico Mercedes-Benz G 63 AMG 6×6 em Miami, que espera por um comprador há mais de cinco meses.

O dono da gigantesca picape baseada na Classe G da Mercedes-Benz, com o sistema radical de tração 6×6, pede US$1.225.000 (cerca de R$ 6 milhões) na máquina, pelo Ebay.

A oferta na plataforma é do tipo classificado: quem pagar leva o monstro pra casa. O anúncio entrou no site em setembro do ano passado e será retirada no próximo dia 18 de janeiro, caso não haja um comprador até lá.

O G 63 AMG 6X6 tem 5,8 metros comprimento e pesa 4.105 kg
O G 63 AMG 6X6 tem quase 6 metros de comprimento e pesa mais de 4 toneladas (eBay)

Dados no site apontam que o G 63 AMG 6×6 à venda é um modelo produzido em 2014 e soma apenas 7.000 milhas (11.265 km) no hodômetro. Toda a mecânica e os itens de segurança do Mercedão foram checados e estão em ordem. Mesmo assim não tem arrisque arrisque apertar o botão de comprar.

G 63 AMG 6×6: gigante exótico

Enorme, com 5,8 metros de comprimento por 2,1 m de largura e 2,2 m de altura, o G 63 AMG 6×6 foi dos maiores carros de rua já produzidos na história. E também um dos mais pesados, passando de quatro toneladas (4.105 kg vazio).

Todo esse peso é empurrado pelo motor V8 biturbo 5.5 litros de 536 cv e 77,2 kgfm de torque. Segundo dados da marca alemã, o G 63 AMG 6×6 acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e alcança máxima de 160 km/h. A transmissão é automática sequencial, com sete marchas e tração integral nas seis rodas.

O G 63 AMG 6x6 tem tração total nas seis rodas e sistema de regulagem de pressão dos pneus
Tome-lhe roda! O veículo tem tração total nas seis rodas e sistema de regulagem de pressão dos pneus (Ebay)

A parte mais intrigante desse colosso, o sistema de tração tem um funcionamento interessante: 30% da força vai para as rodas dianteiras, 40% para as intermediárias e 30% na traseira.

O veículo conta ainda com um sistema que permite reduzir ou aumentar a pressão do pneus, um recurso muito importante para o off-road no deserto – além das várias rodas, é claro. Ele ainda possui cinco travas eletrônicas de diferencial, que podem proporcionar 100% de travamento das seis rodas, operadas por três interruptores no painel.

É um carro para subir dunas e terrenos extremos. Não à toa, boa parte dos G 63 AMG 6×6 foram vendidos no Oriente Médio, região com muitos desertos (e também com grandes reservas de petróleo e “montanhas” de dinheiro).

O G 63 AMG 6X6 tem motor V8 biturbo 5.5 de 536 cv
O G 63 AMG 6X6 tem motor V8 biturbo 5.5 de 536 cv; vai de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos (eBay)

O Mercedes-Benz G 63 AMG 6×6 foi fabricado de 2013 até 2015, em Magna Steyr, na Áustria, onde o Classe G é produzido desde 1979. A produção do modelo com seis rodas alcançou cerca de 100 unidades. No período em que foi vendido pela montadora alemã, o veículo custava US$ 525.000 (cerca de R$ 2,5 milhões) nos EUA.

G 63 AMG 6×6 é a versão civil de um veículo militar

Embora tenha sido oferecido como um carro de alto luxo, o G 63 AMG 6×6 tem uma raíz prática. A picape com tração nas seis rodas é derivada de um Mercedes Classe G de uso militar desenvolvido para Exército da Austrália, em 2007.

Versão militar do Mercedes-Benz G 63 AMG 6x6, do Exército da Austrália
Versão militar do Mercedes-Benz G 63 AMG 6×6 (Australian Army)

Assim como no Oriente Médio, onde o modelo civil com seis rodas fez sucesso, a Austrália também tem uma grande área desértica, onde as capacidades off-road do veículo militar podem ser aproveitadas. Os jipões Classe G (em versões 4×4 e 6×6) do Exército da Austrália podem ser configurados para diferentes serviços com instalação de componentes, como baús de carga e metralhadoras.

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