LAMBORGHINI CONFIRMA ENTRADA PARA AS CORRIDAS DE ENDURANCE COM NOVO HYPERCAR HÍBRIDO

Data:

Compartilhe:

Depois de assistir os concorrentes BMW e Ferrari retornarem para as corridas de longa duração, a Lamborghini Squadra Corse também decidiu colocar a marca de Sant’Agata Bolognese em uma das competições mais importantes do automobilismo mundial. A marca italiana revelou nos últimos dias o SC63, um hypercar híbrido e tecnológico que já nasceu preparado para enfrentar o Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2024, incluindo as 24 Horas de Le Mans, e na classe GTP da Copa de Endurance do IMSA WeatherTech Sports Car Championship, compreendendo corridas clássicas como as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring.

Segundo Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Lamborghini: “A oportunidade de competir em algumas das maiores corridas de resistência do mundo com um protótipo híbrido se encaixa em nossa visão para o futuro da mobilidade de alto desempenho, conforme demonstrado para carros legais de estrada com o lançamento do Revuelto. O SC63 LMDh é o passo para os mais altos escalões e para o futuro do automobilismo para a nossa Squadra Corse.” 

646129
Divulgação

A Lamborghini selecionou os renomados especialistas Ligier como parceiros para desenvolver e construir o monocoque. Como o primeiro fabricante a selecionar a Ligier em um projeto LMDh, houve liberdade para a Lamborghini especificar seus requisitos, incluindo o desenvolvimento do design da suspensão dianteira da haste, distribuição geral do peso e facilidade de manutenção para partes críticas do carro. A carcaça, que preenche a lacuna entre a parte traseira do motor e a frente da caixa de câmbio, afeta positivamente a rigidez torcional e foi projetada para abrigar o motor elétrico.

646127
Divulgação

Sob o capô, o SC63 apresenta um novíssimo motor V8 biturbo de 3,8 litros que foi desenvolvido pelos engenheiros da Lamborghini especificamente para o programa de corrida. O conjunto 3.8 biturbo desenvolve 680 cv. Uma das curiosidades deste propulsor está na configuração de “V frio”, com os turbocompressores posicionados fora do ângulo em V do motor, o que torna o resfriamento e manutenção mais fáceis. Além disso, o protótipo possui nada menos que oito radiadores diferentes para um arrefecimento de alto desempenho.

A partir de 2024, um carro competirá no Campeonato Mundial de Resistência da FIA. O segundo carro competirá nas corridas do North American Endurance Championship da série IMSA. A equipe Iron Lynx, apresentada como parceira nas Grandes Finais da Lamborghini de 2022, comandará os carros em ambas as séries, e a formação de pilotos incluirá Bortolotti, Caldarelli, Grosjean e Kvyat. Outros pilotos serão confirmados no final de 2023.

646139
Divulgação
Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Não é fake: Entenda por que a Citroën vende uma van com duas frentes

Ninguém sabe se ela está indo ou voltando, e...

VW T-Cross 2025 tem visual renovado e mais itens, sem alterar os preços

SUV mais vendido do Brasil, o Volkswagen T-Cross acaba...

“Carro voador” da Embraer aparece em estágio avançado de produção

A Eve Air Mobility, empresa do grupo Embraer, revelou...

Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos

País conhecido pelos ótimos vinhos e pelo delicioso bacalhau,...