O Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS), recebe no próximo fim de semana a etapa inaugural da Copa HB20. A categoria monomarca da Hyundai terá oito rodadas duplas e um grid composto por 20 carros de corrida baseados no HB20 R spec.

O motor 1.6 e o câmbio manual de seis velocidades são os mesmos do hatch de rua, mas com preparação para atingir um melhor desempenho. A adoção de injeção eletrônica esportiva e ajustes no propulsor fizeram a potência saltar de 128 cv para 160 cv. Já o torque subiu de 16,5 kgfm para 17,8 kgfm. O combustível é etanol aditivado.

Os HB20 de corrida saíram da fábrica da Hyundai, em Piracicaba (SP), pintados na cor branca, sem bancos, acabamento interno, quadro de instrumentos, sistema de áudio e de ar-condicionado, estepe e janelas laterais. A H-Racing, empresa preparadora dos modelos, adicionou reforço estrutural no habitáculo do piloto (santantônio), composto por arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos, extintor de incêndio, sistema de telemetria, injeção ProTune PR4, policarbonato nas janelas laterais e na tampa do porta-malas, suspensão de competição e rodas 15×6 R spec de 18 polegadas. Também foram acrescentados banco esportivo tipo concha e identificação visual dos carros, conforme os patrocínios dos competidores.

A suspensão é a mesma do HB20 de série, mas amortecedores e molas são substituídos por versões reforçadas para competição e calibradas para cada circuito. Nas etapas, somente a calibragem dos pneus Pirelli Cinturato P1 podem ser alteradas pelos competidores – os compostos não são slicks.

Para disputar as oito etapas do campeonato, o investimento por veículo inscrito é de R$ 200 mil, valor que contempla a manutenção e a preparação do veículo durante todo o torneio, suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas, logística do carro para cada autódromo, estrutura de pista e autódromo, um novo jogo de pneus por etapa e combustível para todo o fim de semana.

COMPARATIVO DOS HB20

Peso
– HB20 1.6 de rua: 1.071 kg
– HB20 1.6 de corrida: 950 kg

Aceleração de zero a 100 km/h
– HB20 1.6 de rua: 10,6 segundos
– HB20 1.6 de corrida: 10,2 segundos

Velocidade máxima
– HB20 1.6 de rua: 190 km/h
– HB20 1.6 de corrida: 200 km/h

Rodas
– HB20 1.6 de rua: 185/60 R15
– HB20 1.6 de corrida: 165/50 R18