Novo sedã elétrico Tesla Model 3 Performance tem 517 cv e acelera igual um Porsche

Data:

Compartilhe:

A Tesla Motors iniciou recentemente as vendas da novo Model 3 Performance, opção esportiva que ainda não estava disponível na linha atual da segunda geração do sedã elétrico, que estreou em setembro de 2023. E essa espera toda valeu a pena.

O novo Model 3 Performance, de acordo com o fabricante, entrega 22% a mais de potência contínua e 32% na instantânea, além de oferecer um incremento de 16% no torque, comparado ao modelo esportivo da geração anterior. Com essas atualizações, o sedã com dois motores elétricos desenvolve um total de 517 cv e 75,5 kgfm. A Tesla também afirma que o veículo se tornou 2% mais eficiente em termos de consumo de energia, contudo, isso não afetou o alcance, que permanece na faixa dos 476 km.

Novo Tesla Model 3 Performance
Coeficiente aerodinâmico do Model 3 Performance melhorou 5% (Divulgação)

Com esses números, novo modelo Performance mantém a velocidade máxima de 262 km/h da linha anterior, porém o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h diminuiu de 3,4 segundos para 3,1 s. É uma capacidade de arrancada digna de um carro superesportivo: o Porsche 911 GT3 RS, por exemplo, completa a prova de aceleração em 3,2 s.

A Tesla também afirma ter melhorado o comportamento do carro, com freios mais potentes, chassi mais leve e o novo sistema de amortecedores adaptativos. A suspensão atualizada, associada ao controle de gerenciamento dos motores elétricos, oferece três modos de condução: Standard, Sport e Track.

No modo Track, o mais radical, os amortecedores ficam mais rígidos para melhorar a estabilidade do veículo. Este programa ainda atua de forma mais eficaz na refrigeração dos motores e da bateria. O motorista também pode selecionar outros ajustes por meio do Vehicle Dynamics Controller da Tesla, como tornar os controles de estabilidade e de tração mais permissivos.

Novo Tesla Model 3 Performance
Modos de condução do sedã elétrico são controlados no sistema Vehicle Dynamics Controller da Tesla (Divulgação)

Model 3 Performance tem visual esportivo e funcional

Diferentemente dos modelos básicos RWD e AWD, o Model 3 Performance apresenta elementos de design exclusivos e, conforme afirmado pelo fabricante, possui funções aerodinâmicas. Além de um visual mais agressivo, os para-choques, spoiler traseiro e difusor reduziram em 5% o coeficiente aerodinâmico do sedã. A Tesla também declara que a tendência da carroceria em elevar-se em relação ao solo, devido ao deslocamento de ar, foi reduzida em 36%.

No interior, o sedã de alta performance está agora equipado com novos bancos esportivos, com sistema de aquecimento e ventilação, com uma posição de condução mais profunda. A nova geometria e construção dos assentos proporcionam mais apoio lateral durante as curvas. O sistema de som é outro destaque na cabine, com 17 alto-falantes, além da grande tela de 15,4 polegadas da central multimídia no centro do painel.

Novo Tesla Model 3 Performance
Model 3 Performance ganhou bancos com formato mais esportivo (Divulgação)

O novo Tesla 3 Performance já pode ser encomendado nos Estados Unidos e mercados na Europa, com entregas a partir de maio. Nos EUA, o sedã esportivo atualizado custa US$ 52.990 (cerca de R$ 271 mil na cotação atual).

VEJA MAIS:

Elétrico, Tesla Y foi o carro mais vendido do mundo em 2023

Conheça o Lecar Model 459, carro elétrico brasileiro que será lançado em 2025

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Não é fake: Entenda por que a Citroën vende uma van com duas frentes

Ninguém sabe se ela está indo ou voltando, e...

VW T-Cross 2025 tem visual renovado e mais itens, sem alterar os preços

SUV mais vendido do Brasil, o Volkswagen T-Cross acaba...

“Carro voador” da Embraer aparece em estágio avançado de produção

A Eve Air Mobility, empresa do grupo Embraer, revelou...

Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos

País conhecido pelos ótimos vinhos e pelo delicioso bacalhau,...