No último final de semana, a Fiat deu início a uma nova história com a marca Abarth no Brasil. A fabricante anunciou oficialmente o patrocínio a Fórmula 4 nacional que abriu a temporada 2022 no domingo (15/5) no autódromo Velocitta (Mogi Guaçu, SP). A montadora estará equipando todos os monopostos com o motor 1.4 T-Jet de 180 cv, mesmo conjunto usado nas competições da categoria realizadas em outros países do mundo.

A Fiat Abarth já havia anunciado o seu retorno ao mercado Brasileiro inicialmente com o SUV Pulse na versão esportiva que foi apresentada no reality Big Brother Brasil. A montadora também promete trazer mais dois modelos com o emblema do escorpião, que serão vendidos em concessionárias exclusivas da Abarth. 

De acordo com Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat para América do Sul: “O patrocínio à Fórmula 4 no Brasil faz parte de um conjunto de ações para lançar a marca Abarth no país. Após apresentarmos a Abarth no Big Brother Brasil 2022, a marca agora anuncia sua presença na Fórmula 4, deixando claro o seu DNA: o mundo das pistas, velocidade e emoção. É um grande orgulho participar ativamente desse momento histórico, em que estamos incentivando com nossos motores e patrocínio o surgimento das próximas estrelas do automobilismo nacional e talvez até da Fórmula 1” concluiu. 

A Vicar, mesma empresa das competições Stock Car Pro, Stock Series e Turismo Nacional, é a responsável pela organização da F4 aqui no Brasil. O campeonato possui certificado da Federação Mundial de Automobilismo (FIA) e será supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O calendário possui seis etapas de rodadas triplas ao longo da temporada, totalizando 18 corridas com duas provas no sábado e uma aos domingos, cada uma com 25 minutos de duração. 

“A Fórmula 4 será também, muito em breve, uma importante plataforma de relacionamento com nossos clientes e uma grande oportunidade de apresentar, testar e aproximar nossos produtos dos fãs de velocidade”, acrescenta Zola.

Com o anúncio e a parceria realizada entre a competição, a Fiat espera poder divulgar mais a divisão Abarth aqui no Brasil antes do lançamento de seus veículos com a marca do escorpião. 

Teste da F4 Brasil com Gianluca Petecof
Fotógrafo: Duda Bairros