Responsável pelos quatro títulos do Lancer Evo no World Rally Championship (WRC) e pelo título de construtores da Mitsubishi, o engenheiro inglês John Easton é considerado uma lenda no meio automobilístico. A trajetória profissional de Easton é tão ligada ao Lancer que só faltava a assinatura do engenheiro no carro. Não falta mais.

Lancer 2

Coube ao especialista criar a versão de despedida do LancerEvolution X para o Brasil. E, para apresentar um pouco mais do seu trabalho, a Mitsubishi Brasil foi até a Inglaterra e visitou o local onde ele prepara os veículos, um lugar dos sonhos para os apaixonados por carros.

 

Você pode conferir a viagem no vídeo: 

Embora o seu Lancer favorito de todos os tempos seja o Evolution VI de 1999, Easton fez um belíssimo trabalho no esportivo. As modificações incluem uma reprogramação do módulo de injeção eletrônica, que colocou 45cv a mais, em um total de 340cv. O câmbio de dupla embreagem e seis marchas também teve tempo de passagem diminuído. O torque de 37,3kgfm subiu para 48kgfm e só não foi além em nome da durabilidade da transmissão. “O maior desafio foi a transmissão. Com uma caixa manual, podemos tirar 400cv de potência do motor, sem preocupações. Mas a de dupla embreagem tem limitações. O calor no Brasil exigiu mudanças na refrigeração do câmbio”, explica Easton.

 

O Lancer Evolution X by John Easton ainda vem equipado com itens para encantar os admiradores de esportivos, basta ver a rodas BBS aro 18” ou se acomodar no banco Recaro tipo concha. As curvas são garantidas pelo reforço de duas grifes: amortecedores Bilstein e molas Eibach, que ajudam o esquema de suspensões McPherson na dianteira e Multi-link na traseira. Ao chegar ao final das retas, os enormes freios a disco ventilados nas quatro rodas com pinças da marca italiana Brembo estancam o frenesi.

Lancer 3

Todos os detalhes a altura da lenda da preparação de carros: “Nós sempre tivemos conversas com a Mitsubishi do Brasil, mas esse é nosso primeiro grande projeto juntos”, explica Easton. “Eu trabalhei tantos anos com o Lancer Evolution e agora eu tenho o meu próprio. É um privilégio mesmo”, finaliza.

Quer saber mais sobre o Mistubishi Lancer Evolution X John Easton? Clique na imagem abaixo.

mais sobre o carro