Salvem as peruas, inclusive as elétricas! A Porsche apresentou nesta semana a Taycan Cross Turismo, segundo veículo 100% elétrico da marca. Com proposta familiar e aventureira, o modelo chega em quatro versões e já está à venda inclusive no Brasil, ao preço inicial de R$ 649 mil – esse valor já inclui a instalação do carregador doméstico. A entrega do carro para os primeiros compradores está prevista para o segundo semestre.

Assim como o Taycan, o Cross Turismo utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, caixa de câmbio de duas marchas e arquitetura elétrica de 800 volts. Mas ao contrário do sedã-cupê, não há versões com tração traseira. A potência varia de 380 cv a 761 cv, conforme a configuração. 

No Taycan Turbo S Cross Turismo, topo de linha, o zero a 100 km/h é executado em 2,9 segundos com função de controle de lançamento. A velocidade máxima é de 250 km/h e a autonomia chega a até 419 quilômetros. Segundo a Porsche, a recarga de 5 a 80% das baterias pode ser feita em 22,5 minutos com a potência máxima de carga de 270 kW. No caso de uma tomada de 11 kW CA, são necessárias 9 horas para carregar do zero a 100%.

O Taycan Cross Turismo tem o mesmo comprimento do cupê (4,96 metros), mas a altura é dois centímetros maior. Dependendo da versão, o porta-malas pode chegar a 446 litros, 39 l a mais que no sedã . Com os bancos traseiros rebatidos, o volume aumenta para 1.212 l. Na dianteira, também há um pequeno compartimento de mais 84 l.