Renault R5 Turbo 3E, é um hot hatch elétrico com 380 cv para fazer bons drifts na pista

Data:

Compartilhe:

A Renault havia prometido “um ano pop e cheio de surpresas” quando deu início às comemorações do 50º aniversário do Renault 5, um de seus ícones mais proeminentes. Para dar sequências a suas homenagens, a fabricante francesa lançou nesta quinta-feira um modelo para aqueles entusiastas que curtem velocidade e muito drifting, mas sem emissões de carbono.

O novo R5 turbo 3E é aquele carro para os puristas, que mesmo sendo uma receita totalmente elétrica, irá tirar bons sorrisos do condutor que estiver pilotando. O veículo reimagina a icônica lenda do rally Renault 5 Turbo e se inspira nos videogames retrô para ter esse design “quadrado” e imponente

Apesar de ser um veículo com motorização totalmente elétrica, a forma de sua carroceria é muito parecida com o R5 Turbo original. A a dianteira recebeu quatro faróis de neblina de pixel no para-choque, além de três aberturas retangulares amarelas e ganchos de reboque roxos. 

R5 TURBO 3E show car 4
Divulgação

Na lateral, o conjunto de rodas foi desenhado em um formato aerodinâmico, possivelmente para auxiliar os dutos que aparecem em um tom lúgubre de amarelo. Chegando na parte traseira, o novo R5 turbo tem um aerofólio gigantesco, enquanto o para-choque foi substituído por difusor cavernoso. Os faróis e lanternas traseiras foram trocados por finas tiras de LED. 

Sob o capô, uma bateria de íons de lítio de 42 kWh alimentando serão dois motores elétricos capazes de entregar um total de 380 cv e 71,4 kgfm de torque, o suficiente para o esportivo acelerar de zero a 100 km/h em 3,5 segundos, com uma velocidade máxima de 200 km/h. O peso total do R5 é de 1.500 kg, o que é relativamente leve, quando se tem bastante força no propulsor elétrico. A bateria promete a carga completa em cerca de duas horas, quando utilizado um carregador de 380V e 32A.

O conceito elétrico tem gaiola aprovada pela FIA, com a construção feita em um chassi tubular. O compacto, tem 2,02 metros de largura, 4,00 m de comprimento, 1,32 m de altura e um entre-eixos medindo 2,54 m. Apesar de pequeno, o R5 é bem encorpado usando pneus dianteiro de 225/35 R19 e os traseiros 325/25 R20. Para ajudar os YouTubers nas filmagens, o novo lançamento da Renault já vem com 10 locais para prender suporte das câmeras, tanto no interior quanto no exterior.

O Renault R5 Turbo 3E estará exposto no mês que vem, durante o Salão de Paris (França). O exemplar também fará a sua estreia na competição Chantilly Arts & Elegance 2022 em 25 de setembro. O que todos nós esperamos, é poder ver em breve esse elétrico superpotente realizando belos drifts na pista.

R5 TURBO 3E show car 1
Divulgação
Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são...

Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil

Nova marca chinesa no Brasil, a Neta Auto divulgou...

Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades

O casamento entre as picapes Ram e os motores...

Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa

A pré-venda do Ford Mustang GTD terminou esta semana...