VOLKSWAGEN LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL DO GOLF GTI PARA MARCAR A DESPEDIDA DO CÂMBIO MANUAL!

Data:

Compartilhe:

Uma notícia que com certeza vai deixar muitos gearheads tristes! A Volkswagen acaba de lançar nos Estados Unidos o Golf GTI 380, a edição que marca a despedida do esportivo equipado com câmbio manual. A fabricante alemã está encerrado a produção do hatchback com os três pedais, sendo 2023 o seu último ano de produção. 

Batizado de Golf GTI 380, o nome “380” vem do código do modelo interno do Mk8. É uma homenagem à edição especial do GTI 337 de quarta geração, vendida em 2002, que emprestou o código do modelo interno do Mk1 GTI. Segundo Petar Danilovic, vice-presidente sênior de marketing e estratégia de produtos da Volkswagen of America, o “O GTI 380 transmite nosso apreço pelos entusiastas que demonstraram continuamente seu amor pelo GTI equipado manualmente por mais de quatro décadas”, comentou.

2024 volkswagen golf gti 380 1
Divulgação

No visual, a VW incorporou diversos detalhes tradicionais da linha GTI, como os frisos vermelhos, teto e retrovisores pintados em preto, além das rodas pretas de alumínio, com 19 polegadas e o mesmo desenho presente na versão Golf R 20th Anniversary. Vale destacar que as pinças de freio também receberam o tom vermelho para reforçar o espírito esportivo.

2024 volkswagen golf gti 380 3
Divulgação

Por dentro o grande destaque do cockpit fica para os bancos xadrez. A fabricante também vai oferecer outras configurações de acabamento seguindo as versões S, SE e Autobahn, podendo receber assentos em couro, mas sem o desenho xadrez. A VW também incluiu um botão seletor inspirado em uma bola de golfe – presente em todas as gerações do GTI 

Sob o capô, o modelo vem equipado com o motor TSI 2.0 turbo capaz de garantir 244 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Essa configuração é aliada ao câmbio manual de 6 marchas. Vale lembrar que o GTI vendido nos Estados Unidos ainda conta com suspensão adaptativa.

2024 volkswagen golf gti 380 4
Divulgação

O encerramento da produção do GTI com câmbio manual tem relação com as novas regras de emissões europeias do Euro 7, que entrarão em vigor em 2025 com orientações mais rígidas. É importante destacar que o Golf será 100% elétrico na próxima geração que deve estrear em 2028. 

O novo Volkswagen Golf GTI 380 estará disponível nas cores Deep Black Pearl, Atlantic Blue Metallic, Kings Red Metallic, Reflex Silver Metallic, Moonstone Grey e Opal White Pearl, junto com Graphite Grey Metallic. Os preços começam em US$ 32.485, aproximadamente R$ 160 mil em uma conversão direta sem impostos.

2024 volkswagen golf gti 380 2
Divulgação
Redação
Redaçãohttps://www.revistafullpower.com.br
O guia que te ajuda a escolher seu próximo carro, acessórios, produtos e serviços automotivos.

━ Relembre ━

Inscreva-se em
nossa Newsletter

━ Mais Lidas da Semana ━

Jeep relança Wrangler com pintura cor-de-rosa nos EUA

Após receber uma onda de pedidos, a Jeep decidiu...

Camburão elétrico: Tesla Cybertruck se veste para combater o crime

As forças de segurança pública dos Estados Unidos têm...

Fiat Titano agrada, mas é ultrapassada comparada aos concorrentes

Chegou o momento de descobrir como a nova Fiat...

BMW X5 será o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil

O Brasil está prestes a receber seu primeiro veículo...