Pra quem é FULLPOWERmaníaco, uma das principais estrelas posando no Salão de Frankfurt, que está rolando essa semana, é o novo Audi RS4 Avant. A linhagem de peruas que você mais respeita foi renovada e agora conta com motor de Porsche sob o capô.
O novo RS4 Avant é equipado com o motor 2.9 V6 biturbo que estreou no Panamera. Sob o capô do wagon, ele produz 450 cv de potência e 61,2 kgfm de torque, transmitidos aos dois eixos pelo câmbio automático de oito marchas e tração Quattro. O monstrão também deu uma secada de 80 kg e agora pesa 1.790 kg, conseguindo ser 17% mais eficiente pra quando você tinha andando na moralzinha.
De acordo com a Audi, o novo RS4 acelera até os 100 km/h em 4,1 segundos e tem a velocidade limitada em 250 km/h (que pode ser aumentada até 280 km/h com o pacote RS Dynamic). Em relação ao A4, a versão perua endiabrada é 7 mm mais baixa e ainda pode contar com Dynamic Ride Control (suspensão adaptativa), freios de cerâmica e uma calibração de direção especificamente criada pela Audi Sport para ela. O RS4 ainda tem os para-lamas 30 mm mais largos se comparados com os do sedã e as rodas são de 19” de série (ou 20” opcionais).
O visual do carro manteve a mesma receita da geração anterior. O para-choque é aquele robusto, com entradas de ar massivas e grade com acabamento do tipo colmeia, e os faróis estão mais afilados, com nova assinatura de LED. Atrás, as duas bocas do escape têm formato oval, uma cada extremidade do para-choque. De novidade na cabine há o head-up display com novas funções, que mostra a atuação da força G sobre o carro, por exemplo. De resto, os bancos são esportivos, o volante tem base reta e o acabamento mescla couro e detalhes em fibra de carbono ou alumínio.
As vendas do novo RS4 Avant na Europa já começam este mês. Ainda não sabemos quando ele desembarca aqui no Brasil.