A Nissan apresentou nesta semana o Z Proto, conceito que mostra como será a próxima geração do esportivo 400Z, cujo lançamento deve ocorrer até 2022. Além do visual que remete a vários clássicos da linha Z, o modelo encanta pela mecânica do jeito que a gente gosta: motor V6, câmbio manual e tração traseira.

Embora o fabricante ainda não divulgue, o propulsor V6 biturbo deve entregar 400 cv associado à transmissão de seis marchas. Provavelmente, haverá também uma caixa automática de sete velocidades como opcional, mas a Nissan não confirma isso, tampouco antecipa potência e torque exatos.

Com traseira curta e capô longo, o Z Proto homenageia seus antecessores até na pintura. O tom de amarelo é o mesmo do 240Z de 1970. Os faróis de led têm o formato oval ao mesmo estilo do 240ZG dos anos 1970. Já a grade lembra a do atual 370Z. 

Na traseira, as lanternas de led são inspiradas nas do 300ZX dos anos 1990. Destaque também para a assinatura “Fairlady Z” na parte de cima da tampa e para as saídas duplas do escapamento alojadas na peça preta do extrator, com detalhes de fibra de carbono, material que se estende pelas saias laterais. As rodas são de 19 polegadas.

Na cabine, os revestimentos são todos de couro com detalhes amarelos. O quadro de instrumentos digital tem tela de 12,3”, enquanto a da multimídia sensível ao toque é de dez polegadas. Mas para ter um toque de nostalgia, os manômetros na parte superior do console são analógicos.